Lula diz que demarcações de terras indígenas vão ajudar a zerar o desmatamento

Nesta sexta-feira (28), no Acampamento Terra Livre 2023, Lula e a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, homologaram seis terras indígenas

Lula no ATL 2023 com o cacique Raoni (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as demarcações de terras indígenas são fundamentais para que se consiga zerar o desmatamento em todos os biomas brasileiros até 2030. Essa é a principal meta estabelecida pela Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Brasil (PPCD).

Nesta sexta-feira (28), durante solenidade de encerramento do Acampamento Terra Livre 2023, Lula e a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, assinaram decretos de homologação de seis terras indígenas.

Para se ter ideia, desde 2018, essas são as primeiras terras indígenas homologadas, ou seja, os governos de Michel Temer e Bolsonaro não homologaram terras.

São elas: TI Arara do Rio Amônia (AC), com população de 434 pessoas e portaria declaratória do ano de 2009; TI Kariri-Xocó (AL), com população de 2.300 pessoas e portaria declaratória do ano de 2006; TI Rio dos Índios (RS), com população de 143 pessoas e portaria declaratória de 2004; TI Tremembé da Barra do Mundaú (CE), com população de 580 pessoas e portaria declaratória do ano de 2015; TI Uneiuxi (AM), com população de 249 pessoas e portaria declaratória do ano de 2006; e TI Avá-Canoeiro (GO), com população de nove pessoas e portaria declaratória do ano de 1996.

Leia mais: Após mudança em lei, Brasil celebra Dia dos Povos Indígenas

Eles anunciaram ainda a liberação de R$ 12,3 milhões à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), para a aquisição de insumos, ferramentas e equipamentos às casas de farinha, recuperando a capacidade produtiva das comunidades indígenas Yanomami.

“Vamos trabalhar muito para fazer o maior número possível de demarcações de terras indígenas. Não só porque é um direito dos povos indígenas, mas também porque se queremos chegar em 2030 com desmatamento zero, é preciso demarcar”, disse o presidente.

“Hoje tenho a alegria de assinar a homologação de seis territórios indígenas. A luta por demarcação dos povos indígenas é uma luta por respeito, direitos e proteção da nossa natureza e país. Estamos avançando”, discursou o presidente durante o evento.

Lula disse que os indígenas brasileiros devem ser respeitados e tratados com toda a dignidade que merecem.

“Os indígenas não devem favor a ninguém. É preciso respeitar hábitos, costumes e tradições dos povos indígenas. É um compromisso que assumi durante a campanha e cumpriremos no governo”, afirmou.

Compromisso

Disse que seu governo tem compromissos com os povos indígenas. “Todos os nossos ministros sabem que devem atender as reivindicações dos povos indígenas, porque elas foram negadas a vida inteira. A população indígena no Brasil dobrou, o que significa que os povos indígenas precisam de mais terras, saúde, educação”.

“Fui à Roraima. Jamais imaginei que um governo poderia deixar seu povo ficar naquele jeito. Crianças desnutridas no país que é o terceiro maior produtor de alimentos no mundo”.

Autor