Após viagem à Inglaterra, Lula irá ao Japão para Cúpula do G7

Participação brasileira na reunião da cúpula do grupo será no segmento de engajamento externo

Foto: Ian Jones

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já sabe qual será sua próxima viagem internacional após participar, neste sábado (6), da cerimônia de coroação de Charles 3º no Reino Unidos. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Lula confirmou presença na reunião da cúpula do G7, que será realizada em Hiroshima, no Japão, nos dias 20 e 21 de maio.

O G7 é formado por Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Itália, França, Alemanha e Canadá. A participação brasileira na reunião da cúpula do grupo será no segmento de engajamento externo.

“O Brasil compartilha valores que congregam os países do G7 – como o fortalecimento da democracia, a modernização econômica e a proteção do meio ambiente e dos direitos humanos”, afirmou, em nota, o Itamaraty. Ainda segundo o ministério, o País “mantém com seus membros permanente coordenação sobre temas da agenda internacional, seja de forma bilateral, seja no âmbito do G20 e de organismos internacionais nos quais o Brasil e os membros do G7 interagem”.

O Brasil não será o único convidado à reunião, conforme o ministério. Austrália, Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, República da Coreia e Vietnã também são aguardados, a exemplo de instituições como as Nações Unidas (ONU), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Na viagem à Inglaterra, Lula se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. Na sequência, foi à recepção na véspera da coroação com o Rei Charles 3º e chefes de Estado de países como Alemanha, Coreia do Sul, Irlanda e Israel.

Já neste sábado, antes da coroação, ele se reuniu com James Cleverly, ministro dos Negócios Estrangeiros da Commonwealth e do Desenvolvimento do Reino Unido. Após a cerimônia de coroação na Abadia de Westminster, ele embarca de volta ao Brasil.

Autor