Base do governo na CPMI do Golpe vai mirar nos responsáveis pelos atos

Sob a presidência do senador Otto Alencar, o integrante com mais idade no colegiado, a comissão começará seu trabalho na próxima quinta-feira (25)

Golpistas invadem e depredam edifício-sede do STF em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por conta da votação do arcabouço fiscal, mudou de terça para quinta-feira (25), às 9h, a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar os atos golpistas do 8/1, quando bolsonaristas invadiram e depredaram os prédios da Praça dos Três Poderes.

Sob a presidência do senador Otto Alencar (PSD-BA), o integrante com mais idade no colegiado, a comissão começará seu trabalho com a eleição do deputado Arthur Maia (União-BA) e o senador Eduardo Braga (MDB-AM), cotados para presidência e relatoria, respectivamente.

Na base do governo, a ordem é esclarecer para sociedade que foram os responsáveis pelos atos golpistas.

“A justiça precisa alcançar não somente os que foram usados como massa de manobra para a execução de um golpe contra o resultado eleitoral, mas os que arquitetaram e financiaram este plano”, disse a líder do PCdoB na Câmara, Jandira Feghali (RJ), membro titular do colegiado.

Leia mais: Jandira é indicada pela Federação Brasil da Esperança para a CPMI do Golpe

De acordo com ela, a cada dia, fica mais clara a existência desta trama. “Áudios, mensagens, vídeos, esquemas vão sendo revelados. Ao puxar um fio, o novelo vai se desenrolando. É nosso papel juntar esses fios e tecer o contexto para a devida responsabilização dos envolvidos”, considerou a parlamentar.

O deputado Rubens Pereira Jr (PT-MA), outro membro, afirmou que os atos golpistas serão amplamente investigados para apurar a responsabilidade de quem participou, promoveu e idealizou a tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito.

“Precisamos saber quem financiou essa atrocidade contra nossa democracia”, enfatizou. Ele garantiu que a Constituição será respeitada. “Mas não haverá anistia para golpistas!”, assegurou.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que a tropa governista está preparada. “Estamos prontos para a instalação da CPMI do Golpe! Vamos trabalhar para deixar bem claro quem buscou atentar contra nossa democracia!”, disse.

“Estamos prontos para combater as narrativas da extrema-direita na CPMI do Golpe. Vamos evidenciar para toda a sociedade quem são os responsáveis pelos atentados contra a nossa democracia, ocorridos no dia 08 de janeiro. Contem com todo meu empenho, assim como foi na CPI da Covid!”, afirmou o senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Autor