Ditadura usou instalações da Petrobras para tortura

Projeto “A responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a Ditadura” revela perseguição, tortura e monitoramento de funcionários da estatal

Lista de frequência do DOPS revela visita integrantes do serviço de vigilância da Petrobras. Imagem: Amanda Miranda/Agência Pública

Reportagem da Agência Pública revela que o alojamento para os funcionários da refinaria gerenciada pela Petrobras, em São Francisco do Conde, na Bahia, entre 1953 e 2021, serviu como centro de torturas durante a ditadura militar (1964-1985).

Na “lista de subversivos” que foram torturados estavam filiados ao Sindipetro-BA (Sindicato dos Petroleiros da Bahia). As torturas ocorriam até mesmo durante o expediente – o que demonstra o grau de liberdade que os torturadores militares tinham dentro da empresa.

A denúncia feita pelo site tem como base o projeto “A responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a Ditadura”, desenvolvido pelo Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp) com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo.

No caso da Petrobras a estimativa é que foram abertos 1,5 mil processos de investigação, que indiciaram 712 operários de uma lista feita com 3 mil suspeitos – o que demonstra a contribuição da estatal com o regime, até mesmo com participação direta nas torturas.

Leia também: Petrobras, Fiat e Folha são investigadas por colaboração com ditadura

Muitos dos relatos trazidos pela reportagem revelam as sequelas que os torturados tiveram que carregar para o resto da vida entre problemas de saúde e traumas.

O estudo aponta ainda para a relação entre as ditaduras sul-americanas, pois em tratativas consulares as fichas de trabalhadores eram levantadas, como no caso de um chileno que viria a concorrer a uma vaga na empresa brasileira. A então ditadura chilena comandada por Augusto Pinochet enviou informações sobre o cidadão, o que demonstra o grau de perseguição e controle sobre os funcionários do Estado.

Funcionários classificados como “comunistas” e “subversivos” eram demitidos da empresa. Amanda Miranda/Agência Pública

A estrutura da empresa ainda foi utilizada pela “Operação Pajussara”, em 1971, que tentou capturar Carlos Lamarca. Além disso, documentos recuperados indicam controle de frequência da empresa por órgão interno denominado DIVIN (Divisão de Vigilância e Informação), que repassava informações para o DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), em São Paulo.

O DOPS frequentemente solicitava informações sore funcionários e não só como forma de perseguir os críticos ao regime e oposições políticas. Também foram listados funcionários pela orientação sexual, com posterior compartilhamento pela Petrobras com outras empresas como forma de dificultar recolocação no mercado de trabalho.

Leia também: Comissão de Anistia irá rever pedidos negados por Temer e Bolsonaro

O projeto encabeçado pela Unifesp ainda lista uma série de perseguições aos sindicatos, como ao Sindicatos dos Trabalhadores da Indústria de Extração de Petróleo dos estados do Pará, Amazonas e Maranhão e o Sindicato dos Petroleiros em Cubatão, impugnando candidaturas de sindicalistas considerados subversivos por meio da justiça.

Para completar, há provas de que agentes infiltrados estavam nas unidades da Petrobras, vigiando e delatando funcionários, isso sem contar os militares colocados estrategicamente em funções de recursos humanos para obter acesso às informações de todos os empregados.

Procurada pelo site, a Petrobras não retornou.

Confira a reportagem completa no site da Agência Pública.

*Informações Agência Pública com texto de Dyepeson Martins. Edição Vermelho, Murilo da Silva.

Autor