CPMI do Golpe terá acesso a informações sigilosas dos processos do STF

O presidente da CPMI fez o acerto com o ministro do STF Alexandre de Moraes que só não dará acesso aos processos que estiverem em fase de diligência

O deputado Arthur Maia durante sessão da CPMI (Foto: Pedro França/Agência Senado)

O deputado Arthur Maia (União-BA), presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas do 8/01, informou que o colegiado terá acesso aos dados sigilosos contidos nos processos em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Maia fez o acerto com o ministro do STF Alexandre de Moraes que só não dará acesso à CPMI do Golpe aos processos que estiverem em fase de diligência.

“Os processos que estão em diligência ele pediu que nós esperássemos a conclusão, porque obviamente trata-se de uma investigação. Na medida em que eles forem concluídos, imediatamente ele compartilhará conosco esse sigilo”, informou.

Leia mais: CPMI do Golpe aprova convocação de Mauro Cid e Anderson Torres

Os dados também vão servir também para que os parlamentares tenham melhores condições de inquirir os presos.

O presidente da comissão informou ainda que, após a análise dos processos, a CPMI deverá tomar os depoimentos dos presos nas unidades prisionais.

“É mais cômodo que as inquirições sejam feitas onde eles estão, já que fica muito difícil trazer toda essa gente para depor na CPI”, observou.

“A ideia é que os congressistas estejam lá para poder fazer essa inquisição, mas enfim, eu quero dizer que houve absoluta colaboração e boa vontade por parte do ministro”, completou.

O deputado disse ainda que a CPMI vai ouvir todos os envolvidos nos atos antidemocráticos, independentemente do lado a que estejam vinculados. 

Autor