Lula rebate GloboNews sobre casas populares de 15m²: “um absurdo”

Durante live semanal nesta segunda (19), Lula disse que casas de 15m² contribuem para a “degradação do ser humano”; entenda

Presidente Lula durante live "Conversa com o Presidente" em 19 de junho de 2023 | Foto: Youtube/Reprodução

A GloboNews precisou fazer uma correção ao vivo durante o programa “Em Pauta” após o jornalista Jorge Pontual associar de forma equivocada o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um projeto da Prefeitura de Campinas de casas populares com 15 m². O caso ocorreu na sexta-feira (16), mas só ganhou repercussão nas redes sociais no domingo (18).

Enquanto comentava sobre a construção das casas populares, Pontual criticou o projeto, denominando-o de forma pejorativa: “Eu tenho nome para esse projeto infeliz. Minha casa não é vida”, falou.

Pouco depois, a jornalista Eliane Cantanhêde realiza a correção em nome da assessoria do presidente Lula, que assistia ao programa.

“Nós temos um telespectador ilustre hoje. O presidente Lula está assistindo o [programa] Em Pauta, né. Está lá em Belém. Boa noite, presidente. Seja bem-vindo ao nosso programa. E o presidente pediu para a assessoria dele fazer um pedido para a gente”, disse.

Na sequência, Cantanhêde diz que “não é uma correção”, mas que o presidente fazia “questão de enfatizar que esse programa dessa casinha é um programa de Campinas”.

“Não tem nada a ver com a União, com o governo federal e muito menos com o Minha Casa, Minha Vida”, enfatizou Cantanhêde.

Em live semanal realizada na manhã desta segunda-feira (19), Lula mencionou o projeto de moradias de 15m² da prefeitura de Campinas: ” imagina se essa moda pega de ficar construindo casas de 15m², daqui a pouco estaremos construindo puleiro para que o povo possa morar. É um absurdo, do absurdo, do absurdo”, disse o presidente. “É preciso que a gente, dentro dessa politica ambiental, não perca a noção de dignidade do povo pobre desse país”, concluiu.

Veja abaixo:

Entenda o caso

A prefeitura de Campinas (SP) anunciou casas populares com 15m² no residencial Mandela para atender pelo menos 450 famílias que viviam em uma ocupação. As residências seriam para abrigar entre 7 e 8 pessoas. As residências contam com 1 cômodo e 1 banheiro.

De acordo com a Cohab (Companhia de Habitação Popular de Campinas), foram gastos R$ 2,6 milhões por meio do Fundap (Fundo de Apoio à População de Sub-Habitação Urbana) para a construção das casas.

__
com informações de agências

Autor