Seleção Feminina é convocada para a Copa do Mundo 2023; veja lista
Entre veteranas e estreantes, Pia Sundhage anuncia lista com 26 jogadoras visando título inédito para o Brasil; seleção estreia na Copa do Mundo em 24 de julho, contra o Panamá
Publicado 28/06/2023 17:59 | Editado 28/06/2023 18:10
A técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage, anunciou, nesta terça-feira (27) os nomes das 26 jogadoras que irão representar o Brasil na Copa do Mundo Feminina FIFA 2023. O torneio será realizado na Austrália e na Nova Zelândia, a partir do dia 20 de julho. Entre as convocadas estão três suplentes que poderão ser utilizadas em casos de lesão. Confira a lista ao final.
Entre as convocadas está a lendária Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo. Aos 37 anos, a craque disputará a competição pela sexta e possivelmente última vez. Marta, maior artilheira da história dos Mundiais, entre mulheres e homens, com 17 gols, a meia-atacante do Orlando Pride (Estados Unidos) é a jogadora mais velha entre as convocadas, enquanto a suplente Aline Gomes, de 17 anos, é a mais nova da lista.
Equilíbrio entre juventude e experiência
Durante coletiva de imprensa na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, Pia Sundhage expressou sua satisfação com a convocação, destacando que quase metade da equipe nunca disputou uma Copa do Mundo e que a presença de jogadoras mais vividas, como Marta, proporciona equilíbrio.
Entre as requisitadas 11 são estreantes em Copas do Mundo, são elas: a goleira Camila (Santos), as defensoras Antonia (Levante UD-ESP), Bruninha (Gotham-EUA) e Lauren, as meias Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Caroline Courage-EUA), Adriana (Orlando Pride-EUA), Ana Vitória e Ary Borges (Louiseville City-EUA), e as atacantes Nycole (Benfica-POR) e Gabi Nunes.
“Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer todas as atletas que passaram por esse ciclo, foram 92 jogadoras que representaram o Brasil durante esse tempo. Também estou animada, pois quase metade das convocadas nunca participaram de uma Copa do Mundo. Temos jogadoras que sonharam com esse momento e jogadoras experientes que vão auxiliar nesse processo. É um momento muito especial, depois de 4 anos ir para a Copa e realizar os sonhos dessas atletas”, disse.
Preparativos e estreia
As jogadoras convocadas se apresentarão ainda esta semana. O grupo irá iniciar os treinamentos e participar do amistoso preparatório contra o Chile, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no próximo domingo, 2 de julho.
O Brasil foi sorteado no Grupo F, com sede na Austrália, e estreará no dia 24 de julho, contra o Panamá, em Adelaide. Na sequência, enfrentará a França (dia 29), em Brisbane, e a Jamaica (dia 2 de agosto), em Melbourne.
Título inédito
A seleção feminina busca um título inédito. A própria Pia Sundhage, bicampeã olímpica em 2008 e 2012 comandando os Estados Unidos, almeja vencer a competição pela primeira vez em sua carreira. Em 2011, na Alemanha, a treinadora chegou à final, mas a equipe norte-americana foi derrotada pelo Japão. Como jogadora, Sundhage conquistou o terceiro lugar no primeiro Mundial feminino, realizado em 1991, na China.
Pia assumiu o time brasileiro em 2019, após a Copa passada, substituindo Vadão. Ao longo de quatro anos, a sueca trabalhou com 92 atletas diferentes e comandou a seleção em 53 jogos: com 32 vitórias, 12 empates, nove derrotas, 120 gols marcados e 40 sofridos. O título da Copa América, em julho de 2022, na Colômbia, assegurou classificação à Olimpíada de Paris (França), no ano que vem. Ela será a primeira mulher a dirigir o Brasil em um Mundial adulto.”
Confira a lista de convocadas:
Goleiras
Bárbara – Flamengo
Camila – Santos
Leticia Izidoro – Corinthians
Defensoras
Antonia – Levante UD (Espanha)
Bruninha – NJ/NY Gotham (Estados Unidos)
Kathellen – Real Madrid (Espanha)
Lauren – Madrid CFF (Espanha)
Mônica – Madrid CFF (Espanha)
Rafaelle
Tamires – Corinthians
Meio-campistas
Adriana – Orlando Pride (Estados Unidos)
Ary – Louisville City (Estados Unidos)
Ana Vitória
Duda Sampaio – Corinthians
Kerolin – North Carolina Courage (Estados Unidos)
Luana – Corinthians
Atacantes
Andressa Alves
Bia Zaneratto – Palmeiras
Debinha – Kansas City (Estados Unidos)
Gabi Nunes
Geyse – Barcelona (Espanha)
Marta – Orlando Pride (Estados Unidos)
Nycole Raysla – Benfica (Portugal)
Suplentes:
Defensora: Tainara (Bayern de Munique-ALE)
Meio-campista: Angelina (OL Reign-EUA)
Atacante: Alines Gomes (Ferroviária)
__
com informações de agências