Brasil empata com Jamaica e dá adeus à Copa do Mundo de futebol feminino

Com Marta de titular, equipe de Pia Sundhage cai ainda na fase de grupos. Com o resultado, as jamaicanas avançaram às oitavas de final junto com a França

Marta se despede das Copas do Mundo com a eliminação na fase de grupos | Foto: Thais Magalhães/CBF

A Seleção Brasileira está fora da Copa do Mundo Feminina de 2023. Com o empate contra a Jamaica sem gols desta quarta-feira (2), no Melbourne Rectangular Stadium, na Autrália, a equipe de Pia Sundhage se despede do Mundial ainda na fase de grupos, algo que não acontecia desde 1995.

O resultado marca também a despedida de Marta dos campos. Seis vezes melhor jogadora do mundo, ela se emocionou: “Termino aqui, mas elas continuam”. A lendária camisa 10, que foi titular na disputa contra a Jamaica e saiu de campo na reta final, encerra sua participação no torneio como a maior artilheira da história dos Mundiais (tanto masculinas quanto femininas) com 17 gols, mas, infelizmente, sem nenhum título.

O mais perto que a Rainha do Futebol chegou de uma conquista foi em 2007, quando o Brasil chegou à final, mas acabou derrotado por 2 x 0 pela Alemanha. Ao todo, Marta disputou seis Copas e só não marcou gols na atual edição.

Leia também: Marta se emociona e diz que sua geração “abriu portas para a igualdade”

“É difícil falar. Não era nos meus piores pesadelos a Copa que eu sonhava. O povo brasileiro pedia renovação, está tendo a renovação, a única velha sou eu e talvez a Tamires perto de mim. A maioria do time é de meninas talentosas com caminho enorme pela frente. Mas o meu, acaba aqui”, disse Marta na saída do campo.

Apesar da superioridade da Seleção Brasileira durante toda a partida contra a Jamaica, o time não conseguiu converter as oportunidades em gols, esbarrando em uma defesa sólida das jamaicanas. As jogadas até foram bem construídas, mas a tomada de decisão nas finalizações foi um grande desafio.

A Jamaica, por sua vez, garantiu o segundo lugar no grupo F com 5 pontos, um a mais que o Brasil, e avança para as oitavas de final. A França terminou na primeira colocação do grupo, com 7 pontos, após vencer o Panamá por 6 a 3 no outro jogo da rodada.

A eliminação na fase de grupos representa o pior desempenho da técnica Pia Sundhage em Copas do Mundo. Em 2011, ela levou os Estados Unidos ao vice-campeonato, enquanto em 2019, dirigindo a seleção da Suécia, chegou às oitavas de final.

__

com agências

Autor