Espanha vence a Inglaterra por 1 a 0 e é campeã do mundo

Copa do Mundo de futebol feminino acabou neste domingo (20) com campeãs inéditas; Suécia ficou na terceira posição e Austrália em quarto lugar

Foto: Fifa

Terminou neste domingo (20) a Copa do Mundo de futebol feminino com a Espanha campeã ao bater a Inglaterra por 1 a 0. Com gol de Olga Carmona aos 29 minutos do primeiro tempo, um chute cruzado e rasteiro, as espanholas conquistaram pela primeira vez o título.

A goleira inglesa Mary Earps ainda defendeu uma penalidade durante o jogo e impediu que o placar fosse maior.

O jogo aconteceu no estádio Olímpico de Sidney, na Austrália.

Mesmo todo o favoritismo da seleção inglesa, atual campeã da Eurocopa, vencendo inclusive as espanholas nas quartas de final na ocasião, não foi suficiente para vencer a Copa, que também seria inédita.

Leia também: Brasil empata com Jamaica e dá adeus à Copa do Mundo de futebol feminino

Ao final da partida foram entregues, além da taça de campeã do mundo, premiações individuais. A atleta espanhola Aitana Bonmatí foi eleita a melhor jogadora da Copa e a sua colega Salma Paralluelo foi eleita a melhor jogadora jovem da Copa (revelação). A melhor goleira do mundial foi a inglesa Mary Earps e a chuteira de ouro (artilheira) foi a japonesa Hinata Miyazawa, com 5 gols.

Na disputa pelo terceiro lugar da Copa entre Suécia e as anfitriãs australianas, as suecas venceram por 2 a 0.

Copa feminina

A Copa do Mundo de futebol feminino de 2023 realizada na Nova Zelândia e na Austrália bateu recordes e superou expectativas em relação ao público que foi ao estádio e na audiência das transmissões. Todo o envolvimento rendeu um faturamento de mais de 570 milhões de dólares para a Fifa, que, segundo o presidente Gianni Infantino, deverá usar o valor para investir no futebol feminino e pagar uma premiação recorde de 152 milhões de dólares para jogadoras e federações que disputaram o torneio.

Leia também: Brasil é candidato a sede da Copa do Mundo de Futebol feminino 2027

Confira a lista de campeãs do mundo, na qual a Espanha acaba de se juntar:

  • 1991 – Estados Unidos
  • 1995 – Noruega
  • 1999 – Estados Unidos
  • 2003 – Alemanha
  • 2007 – Alemanha
  • 2011 – Japão
  • 2015 – Estados Unidos
  • 2019 – Estados Unidos
  • 2023 – Espanha

A seleção brasileira, vice-campeã em 2007, foi elimina da Copa ainda na fase de grupos. Ocasião que marcou a despedida da rainha Marta das Copas.