Lula confirma participação no Foro de São Paulo que acontece em Brasília

Estarão no evento mais de 150 delegações de partidos de esquerda e movimento social de 27 países da América Latina e Caribe

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da cerimônia de abertura do 26º Foro de São Paulo que será realizado a partir desta quinta-feira (29) até domingo (2), em Brasília. Por causa da pandemia da Covid, o evento vinha acontecendo virtualmente nos últimos anos.

Participarão do evento mais de 150 delegações de partidos de esquerda e movimento social de 27 países da América Latina e Caribe, além de representantes da Alemanha, Arábia Saudita, Belarus, China, Espanha, França, Irã, Rússia e Turquia.

Sob o tema “Integração regional para avançar a soberania latino-americana e caribenha”, o Foro tem como objetivo ser um local de trocas de ideias e articulação das forças progressistas, democráticas e de esquerda para debater os desafios e os rumos do continente.

Leia mais: Foro de São Paulo terá 150 representantes da AL e 120 de outros países

De acordo com a organização do evento, a necessidade de construir a integração dos países, proteger a natureza, povos e soberania, levou as forças progressistas, populares e de esquerda, a se reunirem, mais uma vez, para refletir e discutir os desafios e rumos.

O evento ocorre tendo vários países da América Latina respirando novos ares democráticos. Isso depois do avanço da extrema direita no continente que acabou com conquistas sociais e precarizou as relações trabalhistas.

Os partidos de esquerda como PT e PCdoB destacam que o evento colabora com o fortalecimento da democracia na região, a autodeterminação dos povos, a integração regional, a oposição ao imperialismo e a seu projeto neoliberal.

Criado em 1990, o Foro de São Paulo recebeu esse nome em alusão à sede do seu primeiro encontro, realizado, em 4 de julho daquele ano, na cidade de São Paulo.

Autor