Petroleiros do Ceará suspendem greve na Lubnor

Categoria decidiu suspender a greve após a Petrobras firmar termo de compromisso. No entanto, sindicato diz que manterá luta contra a privatização da refinaria

Foto: Sindipetro Ceará-Piauí

O Sindipetro-CE/PI deliberou pela suspensão da greve na Lubnor, no Ceará, nesta quinta-feira (21). Após três dias de greve, os petroleiros aceitaram a proposta da Petrobras (confira abaixo).

Segundo o sindicato, algumas demandas de segurança, SMS, efetivo mínimo e treinamentos continuarão sendo negociados com o RH da multinacional, assim como “a luta contra a privatização da Lubnor também irá continuar”.

Os trabalhadores cruzaram os braços em protesto contra a privatização da refinaria. A Lubnor foi vendida para a Grepar Participações no ano passado e teve aprovação, no último dia 21/6, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

De acordo Federação Única dos Petroleiros (FUP), entre os inúmeros prejuízos e irregularidades, a venda foi concretizada com um valor 55% abaixo da estimativa do valor de mercado.

Confira abaixo o termo de compromisso firmado pela Petrobras aceito pela categoria:

Conforme reunião ocorrida no dia de hoje (28/06) e pautados na boa fé negocial, no respeito e no diálogo com as Entidades Sindicais, a Petrobras encaminha a proposta abaixo visando a conciliação dos interesses dos empregados com as necessidades da Companhia:

• Acerca do desinvestimento da Lubnor a Petrobras esclarece que há condições precedentes ainda necessárias para concretização do closing. Nesse sentido, reforçamos que manteremos os empregados e as entidades sindicais informados sobre os andamentos sobre esse processo, observadas as regras legais e normativas sobre a matéria.

• Realização de uma visita à Lubnor com a participação do refino sede, no dia 05/07/2023, com o objetivo de analisar as demandas locais de manutenção, de inspeção e de segurança apresentadas pelo sindicato, para estabelecimento de plano de ações prioritárias.

• Realização de reunião, no dia 29/06/2023, com a área de SMS para debater a aplicação da NR-7.

• Realização de reunião, no dia 06/07/2023, para apresentar plano de treinamento obrigatório.

• Visita da equipe de saúde corporativa à Lubnor, em data a ser combinada entre as partes.

• Reforço da apresentação de vagas para atuação na Lubnor nos programa de mobilidade interna para o público do Plano de Pessoal da RLAM, REMAN e Polo Potiguar, visando o fortalecimento da equipe local para a continuidade operacional e a segurança das pessoas e instalações.

• Tratamento dos dias 27 e 28/06/2023 como dia de greve sem desconto e sem reflexo, condicionado a suspensão do movimento grevista até a entrada do turno das 7h do dia 29/06/2023.

Ademais, informamos que a questão do efetivo está sendo tratada no âmbito do GT corporativo sobre Efetivo e Transferência com a FUP.

Ressaltamos que, sempre pautados na boa fé negocial, a Companhia demonstra seu esforço máximo para conciliação em mesa de negociação, sendo certo que esta proposta atende os principais pleitos apresentados pelo Sindicato.

Por fim, a proposta ora apresentada está condicionada a suspensão do movimento grevista até a entrada do turno das 7h do dia 29/06/2023.

Colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos, e aguardamos retorno desse Sindipetro no mais breve possível.

Atenciosamente,

Antonieta Maciel Gontijo Vieira

Gerente de Relações Sindicais