Ministro Alexandre Padilha confirma troca de comando na pasta do Turismo

O deputado federal Celso Sabino (União-PA) assumirá o cargo no lugar de Daniela Carneiro que volta à Câmara dos Deputados

Padilha diz que haverá troca no comando do Turismo (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

Em entrevista nesta sexta-feira (7), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que ainda não está definida uma data, mas haverá a substituição de Daniela Carneiro por Celso Sabino no comando do Ministério do Turismo.

“A definição da data [da demissão de Daniela] nós vamos construir com o União Brasil, que é o partido que indica esse ministério. Nós vamos definir essa data, provavelmente, na próxima semana, porque eles [líderes do partido no Congresso] não estão em Brasília. Foi isso, inclusive, que impediu esse contato com essas lideranças em outras datas. Quero trazer essas lideranças ao presidente Lula”, explicou Padilha.

Padilha disse que já há um entendimento com a atual ministra para que ela assuma um papel de protagonista na volta à Câmara podendo assumir a vice-liderança do governo no Congresso.  

“Conversamos ontem com a Daniela, que reafirmou seu compromisso com o governo Lula, e tratamos da nossa intenção de que ela, ao ir para o Congresso Nacional, tenha o papel de protagonismo”, disse Padilha.

Nesta quinta-feira (6), o ministro distribuiu nota confirmando o nome do deputado Celso Sabino (União-PA) no cargo.

“O presidente Lula e eu nos reuniremos com o presidente e os líderes do União Brasil, em data a ser definida amanhã, para receber a indicação do deputado Celso Sabino, que vai liderar a pasta do Turismo, dando continuidade ao trabalho pela recuperação de um setor tão importante para a geração de emprego e renda no Brasil”, disse o ministro.

O União, que possui bancada de 59 parlamentares, indicou a atual ministra do Turismo, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; este ligado ao senador Davi Alcolumbre (União-AP); e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

O deputado Celso Sabino (Foto: Mike Sena/Câmara dos Deputados)

Sabino

Advogado, administrador e auditor fiscal, o deputado Sabino foi eleito pela primeira em 2010 a deputado estadual suplente pelo PSDB no Pará. Natural de Belém, ele foi eleito deputado federal em 2018.

Em 2021, ele deixou o PSDB e se tornou um dos principais aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira, na sua campanha para reeleição ao comando da Casa.

Autor