Celso Sabino (União-PA) é o novo ministro do Turismo do governo Lula
Deputado Federal do União Brasil irá substituir Daniela Carneiro na direção da Pasta
Publicado 14/07/2023 10:51 | Editado 15/07/2023 08:47
Convidado nesta quinta-feira (13) para chefiar a pasta do Turismo, o deputado federal Celso Sabino (União-PA) assumirá o comando do Ministério nos próximos dias, após negociação entre o presidente Lula e representantes do União Brasil. Na Casa, a sigla tem 59 deputados.
Celso Sabino, de 44 anos, que aceitou o convite e a indicação do partido, é formado em Direito e Administração pelo Centro Universitário do Pará e pela Universidade da Amazônia. Possui doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino.
Em um vídeo publicado nesta quinta, Sabino confirmou que aceitou o convite. “Agradeço ao presidente pela confiança, agradeço a minha bancada do União Brasil na Câmara dos deputados e assumo com responsabilidade, disposição e vontade de fazer com que o turismo no nosso país signifique aquilo que significa em outras nações, com mais empregos, renda e mais desenvolvimento, trazendo divisas para favorecer a construção do Brasil que todos nós queremos”, disse.
Auditor fiscal, Sabino iniciou sua carreira política como deputado estadual suplente em 2011, filiado ao antigo PR no Estado do Pará. Após atuar como secretário estadual de Trabalho, Emprego e Renda, filiou-se ao PSDB em 2013, sendo eleito deputado estadual pela legenda no ano seguinte. Em 2018, com apoio de Aécio Neves, foi eleito deputado federal pelo PSDB.
Em 2021, ele anunciou sua saída do PSDB após conflitos internos, depois de sua aproximação com Arthur Lira – atual presidente da Câmara. Naquele ano, Sabino foi indicado por líderes do bloco ao cargo de líder da maioria na Câmara.
No dia 6 de julho, o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, admitiu que Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) havia colocado o cargo à disposição e que tinha conhecimento que deixaria o ministério.
Em abril deste ano, Daniela Carneiro pediu a desfiliação do partido. Ela retoma o mandato de deputada federal, provavelmente migrando para o Republicanos, a depender de parecer da justiça eleitoral. Waguinho, marido de Daniela e prefeito de Belford Roxo, já se filiou ao Republicanos.
Emendas em prol do Turismo
Entre os projetos apresentados pelo deputado relacionados à área do Turismo, estão os que defendem conceder os títulos de capital nacional do dendê ao município de Moju (PA) e capital nacional do açaí ao município de Igarapé-Miri (PA). Outra de suas propostas visava criar uma Rota Turística Histórica Belém-Bragança, para estimular o desenvolvimento econômico e social da Amazônia Atlântica.
Celso Sabino já estava cotado para assumir o Ministério do Turismo há algum tempo. Antes mesmo de ser convidado para o cargo, o parlamentar pediu um levantamento sobre todas as ações da pasta nos últimos sete meses e fez reuniões para ouvir demandas do setor turístico.
Ministério do Turismo
O Ministério do Turismo foi criado em 2003, durante a primeira gestão do presidente Lula. No orçamento de 2023 foram disponibilizados R$ 4,1 bilhões para o desenvolvimento de suas atividades.
Além da atribuição do desenvolvimento da política nacional de turismo sustentável, a pasta também realiza a promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior, com estímulo à inovação, ao empreendedorismo e às iniciativas públicas e privadas de atividades turísticas.
O ministério também faz o planejamento, a coordenação, a supervisão e a avaliação dos planos e dos programas de incentivo ao turismo. Também cria diretrizes para a integração das ações de desenvolvimento do setor entre o governo federal e as administrações estaduais, distrital e municipais.
Junto aos demais ministérios, a pasta realiza medidas para a melhoria de infraestrutura, geração de emprego e renda, e se dedica ao enfrentamento de crises climáticas nos destinos turísticos.
É responsável pela regulação, fiscalização e ao estímulo à formalização, certificação e classificação de atividades, empreendimentos e equipamentos de prestadores de serviços turísticos. O ministério auxilia em programas de financiamento, acesso ao crédito e na gestão do Fundo Geral do Turismo.