Senado promete “irrestrito apoio” à agenda do governo Lula na educação

Senado aprovou projetos o Programa Escola em Tempo Integral e a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o ministro da Educação, Camilo Santana

Um dia após a aprovação no Senado de cinco projetos ligados à Educação, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu um “compromisso nacional” pela alfabetização. Entre os projetos aprovados na terça-feira (11), está o Programa Escola em Tempo Integral e a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.

De acordo com Pacheco, esses projetos são “exemplos” de resultados que o Congresso Nacional precisa mostrar à sociedade. Ele afirmou que os senadores darão “irrestrito apoio” à agenda do governo Lula para a área – e esse compromisso já foi firmado com o ministro da Educação, Camilo Santana.

“O ministro pediu a mim que pudesse assimilar e repercutir esse compromisso nacional que, quero crer, independe de partidos políticos, de linhas ideológicas e de diferenças de pensamentos. Todos nós queremos crianças alfabetizadas e bem alfabetizadas no nosso país”, declarou nesta quarta-feira (12) o presidente do Senado.

Na reunião com Pacheco, Camilo Santana lhe apresentou propostas do governo para promover a alfabetização de crianças na idade certa. As medidas fazem parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que vai subsidiar ações dos estados, municípios e Distrito Federal com coordenação e assistência técnica da União. Está previsto um investimento de R$ 3 bilhões ao longo de quatro anos.

“As riquezas nacionais, derivadas dos bons números da economia, das reformas que o Congresso promove para o desenvolvimento econômico sustentável do nosso país, essas riquezas devem ser direcionadas prioritariamente para essa geração de zero a 18 anos, para que a ela não falte nada”, concluiu Pacheco. “Isso será a solução do nosso país a médio e longo prazo.”

Com informações da Agência Senado

Autor