MEC divulga resultado do Enem e anuncia programa de incentivo

Exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no país e aceito em dezenas de instituições internacionais. Ministério prepara programa “Pé-de-Meia”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, liberou a consulta nesta terça (16).     

Em entrevista coletiva, o ministro da Educação Camilo Santana celebrou a realização do Enem. “O Enem é uma política que garante equidade e democratização no acesso à educação”, disse o ministro da Educação.

O Enem 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro e contou com mais de 3,9 milhões de inscritos.

Santana explicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai lançar na tarde desta terça o programa Pé-de-Meia, que concede bolsa poupança a estudantes de baixa renda do ensino médio. O ministro adiantou que os estudantes do terceiro ano também serão contemplados com um valor para que participem do Enem 2023.

“O programa, posso adiantar aqui, terá também o incentivo quem fizer o Enem. Então isso vai ser uma forma de estimular o jovem regular do Ensino Médio, que vai receber esse auxílio financeiro nos três anos do Ensino Médio, mas no último ano, no terceiro ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem”, afirmou Santana.

Dados divulgados durante a coletiva mostram que cerca de metade dos estudantes concluintes do Ensino Médio faltaram às provas, sendo que apenas 1 milhão (50,8%) dos 2 milhões de jovens matriculados prestaram o exame. A abstenção foi vista com preocupação pelo ministro da Educação.

“Metade dos jovens que estão concluindo o Ensino Médio não fez o Enem. Precisamos saber o motivo disso e reverter esses números”, disse o ministro.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, permitindo seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas. Os resultados também são aceitos em dezenas de instituições internacionais.

Segundo o Ministério da Educação, são mais de 264 mil vagas em 127 instituições de ensino superior públicas de todo o país. Além das universidades, também haverá oferta de vagas em 29 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Dom Pedro II.

As provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.

Vale lembrar que os treineiros (alunos que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para fins de autoconhecimento) devem ter suas notas divulgadas em até o mês de março.

Para terem acesso às notas, os candidatos devem entrar na Página do Participante usando o login da conta gov.br. Neste primeiro momento não será possível ter acesso ao espelho da redação, que só ficará disponível em 90 dias.

Os candidatos que realizaram as provas e tiveram nota superior a zero na redação poderão usar os resultados do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições a partir da próxima segunda (22).

Os resultados do Sisu serão publicados no próximo dia 30 de janeiro, e as matrículas dos estudantes aprovados acontecerá entre 1º e 7 de fevereiro. Entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro será possível manifestar interesse na lista de espera. Em 2024, o sistema terá apenas uma janela de inscrições, que vai selecionar os alunos das universidades para o primeiro e o segundo semestres.

Como conferir a nota do Enem

Para acessar as notas, é necessário entrar na Página do Participante com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Autor