Luciana Santos amplia vagas no MCTI e nos recursos para infraestrutura

O anúncio foi feito pela ministra Luciana Santos durante reunião com os representantes das unidades de pesquisa no país que se realizou nesta quarta-feira (19), em Brasília.

Brasília (DF), 19/07/2023 - Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos vai ampliar o número de vagas às unidades de pesquisa no próximo concurso público da instituição e destinará orçamento para a melhoria da infraestrutura das unidades de pesquisa. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19), em Brasília, durante reunião com os representantes das unidades de pesquisa vinculadas ao ministério.

Segundo a ministra, 50 milhões de reais serão destinados ao aumento do número de vagas destinadas às unidades de pesquisa no próximo concurso público da instituição e outros quase 10 milhões de reais serão destinados a recomposição orçamentária das entidades vinculadas, que inclui preservação dos acervos e modernização de laboratórios.

“Esse conjunto de medidas reflete o nosso compromisso e o nosso reconhecimento do papel fundamental que nossos institutos desempenham no desenvolvimento científico e tecnológico”, assegurou a ministra.

Leia também: Luciana Santos do MCTI concede entrevista à mídia alternativa

Concurso

“O MCTI prevê o preenchimento total de 814 novas vagas para o ministério e entidades vinculadas. Desse total, 196 vagas serão destinadas para o cargo de analista em ciência e tecnologia nas unidades de pesquisa, um acréscimo de 38 novas vagas em relação à previsão inicial”, informou a Ascom do MCTI.

Na ocasião, o secretário executivo do MCTI, Luis Fernandes reforçou que o concurso público é uma grande conquista. “E uma solução estrutural para o principal problema que acometia as unidades de pesquisa”, disse.

Infraestrutura

Dos recursos anunciados, exatos R$ 41,9 milhões oriundos do orçamento do MCTI serão liberados para a melhoria da infraestrutura das unidades de pesquisa. Outros R$ 9,4 milhões serão destinados para a recomposição orçamentária das entidades vinculadas.

A ministra reforçou que o encontro com representantes das unidades de pesquisa é mais um passo para fortalecer o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. Recordou que uma das primeiras conquistas de sua gestão foi o reajuste no valor das bolsas de pesquisa da Capes e CNPq que há mais de 10 anos não tinha aumento e a recomposição integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Outros marcos, segundo a ministra, foram a reinstalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e a convocação da 5ª Conferência Nacional.

Leia também:

Comunidade científica pede a Lula que preserve MCTI de “qualquer recuo”

Ministério da Ciência e Tecnologia reajusta em até 94% as bolsas do CNPq

Posse

Na reunião, a ministra também deu posse aos novos diretores de três unidades de pesquisa: Nilson Gabas Júnior, no Museu Goeldi; Tiago Emmanuel Nunes Braga, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); e Márcio Portes de Albuquerque, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Todos os diretores das 17 instituições presentes agradeceram o empenho da ministra e equipe para assegurar o funcionamento dos institutos e a continuidade de projetos de pesquisa de relevância para o país. Eles apresentaram os principais eixos de atuação e desafios de cada unidade de pesquisa.

A reunião com as unidades de pesquisa do MCTI contou também com a participação de todos os secretários do MCTI, além de um representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Com informações Gov.br

Autor