Presidente da Federação Espanhola de Futebol é denunciado por violência sexual

Luis Rubiales fazia parte da cerimônia de entrega de medalhas e da taça da Copa do Mundo às jogadoras da Espanha no último domingo (20), quando beijo sem consentimento a atleta Jenni Hermoso

Foto: Reprodução/Sportv / Esporte News Mundo

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales foi denunciado por violência sexual após ter beijado a jogadora do clube espanhol, Jenni Hermoso, na entrega das medalhas após a time ter ganhado o título da Copa do Mundo de Futebol Feminino.

Na segunda-feira (21), o diretor desportivo foi denunciado ao Conselho Superior de Esportes do país, que abrirá uma investigação. A denúncia foi feita pelo presidente da Escola Nacional de Treinadores de Futebol (Cenafe), Miguel Galán. Ele também pediu que seja aberto um expediente a respeito do caso.

O dirigente da Federação espanhola é acusado de infringir a Lei 39/2022 do Esporte que define o ocorrido como “um ato sexista intolerável no esporte”. Galán também cita o fato de a Federação ter um protocolo de ação contra violência sexual. O artigo 14 do documento inclui “beijo à força” como um dos atos de “conduta inaceitável que acarretará consequências imediatas”

O vídeo em que mostra o momento em que o presidente da Federação segura o rosto da jogadora e lhe surpreende com o beijo viralizou nas redes sociais e foi alvo de inúmeras críticas. Em meio à repercussão entre jornalistas, atletas, formadores de opinião de todo o mundo, o primeiro-ministro da Espanha e outros três ministros de Estado do país se manifestaram sobre o assunto.

Durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, logo após a partida, no vestuário, a jogadora campeão reclamou da atitude do presidente da Federação. ” “Eu não gostei, né? (…) Mas o que eu ia fazer?”, disse ela.

“Não vamos supor que dar um beijo sem consentimento seja algo ‘que acontece’. É uma forma de violência sexual que as mulheres sofrem diariamente, e que não podemos normalizar. É tarefa de toda a sociedade. Consentimento no centro. Só sim é sim”, disse a ministra da Igualdade da Espanha, Irene Montero.

Da  mesma forma, a ministra de Direitos Sociais do país, Ione Belarra questionou o ato. “O que todas nós pensamos: se eles fizerem isso com toda a Espanha assistindo, o que eles não farão em particular? A violência sexual contra a mulher tem que acabar!”, reforçou.

Leia também: Governo cria pacto de prevenção ao feminicídio; Veja como funcionará

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez também comentou sobre o caso, na qual considerou “inaceitável” e ainda classificou o pedido de desculpas de Rubiales como “insuficiente”.

“Foi um gesto inaceitável, e as desculpas do senhor Rubiales não são suficientes. Inclusive, não são adequadas. Portanto, ele deve seguir dando passos para esclarecer o que nós vimos nas imagens”, declarou o presidente espanhol. O Ministro da Cultura e do Esporte da Espanha, Miquel Iceta também condenou o ato.

Segundo uma reportagem do site espanhol Relevo publicada nesta quarta-feira (23), Luis Rubiales abordou Jenni Hermoso no avião de volta à Espanha, após a seleção do país vencer a Copa do Mundo feminina, na Austrália.

Tentando remediar o escândalo sexual, o presidente da Federação pediu para a jogadora gravasse um vídeo explicando que se tratava apenas de “um carinho de amigos”, mas a atleta negou o pedido.

Dessa forma, Rubiales gravou um vídeo sozinho explicando o ocorrido e pedindo desculpas. A mensagem foi divulgada nesta terça-feira (22) pela Federação Espanhola de Futebol. Porém, a própria jogadora não postou a declaração em suas redes e nem voltou a se pronunciar sobre o caso.

Leia também: Racismo no esporte será combatido com políticas de governo

Autor