Emissões de carbono dobraram na Amazônia sob Bolsonaro, revela Inpe

Afrouxamento na aplicação das leis ambientais propiciou o aumento nos dois primeiros anos de Bolsonaro; Ministra Luciana Santos reafirmou compromisso com o desmatamento zero

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O trágico governo do ex-presidente Jair Bolsonaro deixou sequelas para o meio ambiente que, cada vez mais, são constatadas por pesquisadores. De acordo com estudo liderado por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) publicado na revista Nature na quarta-feira (23), as emissões de dióxido de carbono (CO2) na Amazônia cresceram 89% em 2019 e 122% em 2020.

Os dados tem como base de comparação a média entre os anos de 2010 e 2018.

Os principais motivos apontados no estudo – que contou com mais de 30 cientistas, sendo a maior parte brasileiros – para o crescimento das emissões foram o desmatamento, a queima de biomassa e degradação florestal. Estes fatores são consequências diretas do afrouxamento das leis de proteção ambiental e fiscalização sob Bolsonaro.

Leia também: Ciência e Tecnologia tem investimentos de quase R$ 8 bi no Novo PAC

“A gente vê claramente a relação entre a subida dos desmatamentos e a redução das multas aplicadas”, aponta a pesquisadora do Inpe Luciana Gatti, coordenadora da pesquisa. As multas emitidas pelos órgãos de fiscalização diminuíram 30% em 2019 e 54% em 2020 e o pagamento das multas caiu 74% e 89% respectivamente.

A coleta de amostras foi baseada em 742 voos feitos entre 2010 e 2020.

Compromisso para acabar com o desmatamento

A apresentação dos resultados contou com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos (PCdoB), que indicou a divulgação do estudo como “compromisso com a verdade”.

Brasília (DF), 23/08/2023, Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apresentam o estudo que aponta aumento significativo nas emissões de carbono na Amazônia entre 2019 e 2020. Na mesa: O Coordenador-Geral de Ciências da Terra do INPE-MCTI, Gilvan Sampaio de Oliveira, a Ministra de Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e a pesquisadora do INPE-MCTI, Luciana Gatti. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

“Nós estamos imbuídos desse espírito, utilizando as ferramentas da ciência e da tecnologia, para prover dados e informações sem escamotear a realidade. Aqui, temos compromisso com a verdade. Vamos fazer investimentos nos estudos que que possam nos ajudar a fazer um diagnóstico mais preciso. É por isso que temos a Torre ATTO, o AmazonFACE, o TerraClass, o novo satélite CBERS-6”, afirmou a ministra ao apontar as tecnologias postas a serviço de estudos ambientais como forma de monitorar e proteger as florestas.

Nessa linha, a ministra reafirmou o engajamento do governo federal com o desmatamento zero na Amazônia até 2030 e com o fomento à ciência e tecnologia para promover o desenvolvimento sustentável da região. 

Leia também: G20 alerta para pandemias geradas pelo clima. Brasil quer cooperação

Para tal lembrou do anúncio de R$ 3,4 bilhões para o programa Mais Amazônia, realizado durante a Cúpula da Amazônia, no início de agosto em Belém (PA). Os recursos serão investidos entre 2024 e 2026 para recuperar e consolidar a infraestrutura de pesquisa, e aperfeiçoar os sistemas de monitoramento da Amazônia.

Por fim, apontou que houve redução de 42% das áreas sob alertas de desmatamento na Amazônia desde o início deste ano. Em julho, foi registrada a queda de 66% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Confira como foi a apresentação dos resultados da pesquisa:

*Com informações Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Agência Brasil. Edição Vermelho, Murilo da Silva.

Autor