Lula lamenta morte do seu amigo Domenico De Masi aos 85 anos

Um dos pensadores mais influentes do século XX, o sociólogo italiano foi reitor da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Sapienza de Roma

Lula com Domenico De Masi (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Na sua rede social oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do seu amigo Domenico De Masi neste sábado (9), aos 85 anos, em Roma. A causa ainda não havia sido comunicada.

Ex-reitor da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Sapienza de Roma e professor de sociologia na mesma instituição, De Masi foi um dos pensadores mais influentes no século XX.

Ele é autor de diversas obras como “A emoção e a regra: os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950” (José Olympio, 1999); Diálogos criativos: Domenico De Masi e Frei Betto” (DeLeitura, 2002); “Desenvolvimento sem trabalho” (Editora Esfera, 1999); “Ócio Criativo” (Sextante, 2000) e “O futuro do trabalho” (José Olympio, 2001).

“Estou surpreso e triste pelo falecimento do meu amigo, o sociólogo Domenico De Masi, que encontrei pela última vez, há menos de três meses, em Roma. Estava, como sempre, animado, com análises inteligentes e cheio de ideias e planos”, disse o presidente.

Lula considerou o amigo um intelectual incansável e homem público apaixonado, sempre um defensor das causas sociais, do avanço das conquistas humanas e de um mundo mais justo e solidário.

“De Masi sempre foi muito atento e carinhoso com o Brasil, sempre visitando o país e sem nenhum medo de se posicionar, mesmo nos momentos mais difíceis. Serei eternamente grato pela visita que fez quando eu estava preso em Curitiba. Fiquei feliz em poder reencontrá-lo na sua querida Itália”, contou.

Para o presidente, De Masi deixa uma imensa obra conhecida e valorizada em todo mundo. “Deixa também muitos ensinamentos, alunos e admiradores. Meus sentimentos para sua companheira, Susi Del Santo, seus familiares e amigos”, afirmou Lula.

Autor