Brasil tem 12 universidades públicas entre melhores da América Latina e Caribe

USP é a primeira colocada no ranking divulgado nesta quarta-feira (13). Ao todo, foram avaliadas 416 instituições latino-americanas e caribenhas; Brasil tem 97 listadas

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Brasil tem 13 universidades, das quais 12 públicas, entre as 50 melhores da América Latina e Caribe. A USP é a primeira colocada. Os dados constam no QS Latin America & The Caribbean Ranking, que listou 416 instituições dessas regiões, divulgado nesta quarta-feira (13). 

O Brasil é o país com mais universidades ranqueadas, 97 no total, seguido do México, com 63 universidades, e da Colômbia, com 61. Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na 3ª colocação; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 8ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 10ª. 

Leia também: USP fica entre as 100 melhores universidades do mundo

Do total de instituições brasileiras consideradas no ranking, 35 subiram na lista, 31 desceram e outras 31 ficaram estáveis.  Além da USP — que havia ficado em segundo lugar na edição anterior —, melhoraram sua classificação a Unicamp, Unesp, Universidade Federal de Minas Gerais, PUC-Rio, Universidade de Brasília e a Universidade Federal de São Paulo.

A lista leva em consideração cinco critérios básicos: impacto e produtividade da pesquisa; compromisso docente; empregabilidade; impacto online e internacionalização. 

“O sucesso do Brasil é fundamentado no excelente conhecimento do corpo docente e pelo desempenho excepcional em pesquisa, tanto em termos de volume quanto de colaboração e qualidade. A qualidade de seu corpo docente é evidenciada pelo número de professores com doutorado, no qual nove das 10 universidades com as maiores pontuações são brasileiras”, aponta a QS. 

Imagem: Jornal da USP

Com agências 

(PL)

Autor