Médicos alertam para riscos à saúde física e mental com onda de calor

Especialistas em saúde discutem os impactos da onda de calor sem precedentes no País. Conheça as recomendações do Ministério da Saúde para se proteger

42 graus em pleno inverno. O Rio de Janeiro, o Brasil e o mundo sofrem com as ondas de calor que evidenciam o aquecimento global e põem em risco a nossa saúde, em diferentes aspectos. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

A atual onda de calor que assola o Brasil tem levantado sérias preocupações entre os profissionais de saúde. Com temperaturas extremamente elevadas e um alerta meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no nível laranja, especialistas alertam para os perigos iminentes que a população enfrenta. As temperaturas devem ficar acima da média em quase todo o país, em especial nas regiões Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste. Alguns municípios podem registrar temperaturas de 40°C.

Para entender melhor os riscos à saúde física e mental causados por essa onda de calor, dois médicos especialistas compartilharam suas preocupações sobre essa situação crítica em artigo ao The Conversation: Jonathan Vicente, biomédico e membro da The Global Climate and Health Alliance, e Otavio Ranzani, epidemiologista e pesquisador no Instituto do Coração (InCor), ambos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Jonathan Vicente explicou que a atual onda de calor é uma das maiores já registradas no Brasil, e o mês de julho de 2023 foi o mais quente desde 1961. “Estamos testemunhando não apenas um aquecimento global, mas o que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, descreveu como a ‘ebulição global'”, alertou Vicente.

Diversos grupos da população estão particularmente em risco durante esses dias de calor extremo, incluindo idosos, crianças, trabalhadores expostos ao sol e pessoas que vivem em áreas socialmente vulneráveis. Além disso, Vicente destacou a importância de distinguir entre diferentes condições físicas que podem ocorrer devido à exposição ao sol. Uma delas é o heatstroke, conhecida popularmente como insolação, que é uma condição grave em que a temperatura corporal da pessoa pode ultrapassar os 40ºC, levando a sintomas como pele quente, avermelhada, seca, dores de cabeça, náuseas, vômitos, desmaios e até insuficiência renal.

Otavio Ranzani complementou as informações de Vicente, explicando que além do heatstroke, há outras condições como a exaustão por calor e o estresse por calor, que também podem ser confundidas com insolação. A exaustão por calor, por exemplo, é caracterizada por suor excessivo, tontura, pele pegajosa e cãibras musculares. Já o estresse por calor pode causar irritabilidade, dores de cabeça e desidratação.

Ranzani enfatizou que o heatstroke é o mais perigoso dentre essas condições e muitas vezes é difícil de ser reconhecido. Ele ressaltou a importância de estar atento aos sintomas e de chamar um serviço de saúde emergencial durante um episódio de heatstroke. Além disso, ele recomendou a colocação da pessoa afetada em um local fresco, com roupas leves, e o uso de tecidos úmidos em áreas do corpo que tendem a superaquecer.

Saúde mental

A saúde mental também está em risco durante essa onda de calor. Ranzani mencionou que há evidências na literatura científica de que as altas temperaturas podem desencadear ansiedade, depressão e até potencializar casos de automutilação e suicídio. A qualidade do sono também é afetada, o que pode impactar a regulação do humor das pessoas.

Outro fenômeno mencionado por Ranzani é a solastalgia, que ocorre quando as pessoas não se sentem mais conectadas ao lugar em que vivem devido a eventos climáticos extremos, como enchentes causadas pelas mudanças climáticas.

Sistema de saúde

Jonathan Vicente alertou ainda que as ondas de calor aumentam as chances de hospitalização e morte por causas cardiovasculares e respiratórias, com maior risco para crianças, idosos e mulheres. Pessoas com doenças preexistentes, como doenças cardíacas e pulmonares crônicas, também enfrentam um risco significativamente maior durante esses períodos.

Para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, Vicente destacou a importância de treinar profissionais de saúde, como os Agentes Comunitários de Saúde, para reconhecer diferentes condições que podem se intensificar durante ondas de calor. Essa preparação é essencial para fortalecer o Sistema Único de Saúde e proteger a saúde da população diante dos crescentes desafios climáticos.

Diante da atual situação, a população brasileira deve estar ciente dos riscos à saúde física e mental representados por essa onda de calor sem precedentes e tomar medidas preventivas para proteger a si mesmos e aos outros. É fundamental buscar orientação médica ao menor sinal de desconforto causado pelo calor excessivo e seguir as recomendações dos profissionais de saúde para evitar consequências graves.

Conheça as orientações do Ministério da Saúde para proteger-se do sol e do calor:

Proteção, chapéu, protetor, camisa
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
  • Se expor ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e até com bolhas. Use protetor solar;
  • Use chapéus e óculos escuros (especialmente pessoas de pele clara);
  • Proteja as crianças com chapéu de abas;
  • Use roupas leves e que não retêm muito calor;
  • Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados;
  • Em veículos sem ar-condicionado, deixe as janelas abertas;
  • Não deixe crianças ou animais em veículos estacionados.

HIDRATAÇÃO É FUNDAMENTAL

água e melancia
  • Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
  • Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
  • Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.
  • Recém-nascidos, crianças, idosos e pessoas doentes podem não sentir sede. Ofereça-lhes água.

CUIDADOS COLETIVOS E EM CASA

pessoa abrindo a janela
  • Se possível, feche cortinas e/ou janelas mais expostas ao calor e facilite a circulação do ar;
  • Abra as janelas durante a noite;
  • Utilize menos roupas de cama e vista-se com menos roupas ao dormir, sobretudo, em bebês e pessoas acamadas;
  • Informe-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas que vivem só, idosas ou com dependência que vivam perto de si e ajude-as a protegerem-se do calor;
  • Mantenha ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água.

CUIDADOS COM A SAÚDE

Médica
  • Mantenha medicamentos abaixo de 25º C na geladeira (ler as instruções de armazenamento na embalagem);
  • Procure aconselhamento médico se sofrer de uma doença crônica condição médica ou tomar vários medicamentos;
  • Busque ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça;
  • Se sentir algum mal-estar, busque um lugar fresco o mais rápido possível e meça a temperatura do seu corpo e beba um pouco de água ou suco de frutas para reidratar;
  • No período de maior calor, tome banho com água ligeiramente morna. Evite mudanças bruscas de temperatura.
Autor