Putin apoia entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

Presidente russo destaca que a reforma do Conselho é necessária no mundo multipolar e defendeu a entrada de países como Brasil, Índia e África do Sul

Foto: Valdai Discussion Club

O Brasil ganhou um aliado no convencimento de que é necessário ampliar o número de assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). Na quinta-feira (5), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu que o Brasil, Índia e África do Sul possam ter uma vaga cativa no grupo.

Atualmente o Brasil está na presidência rotativa do Conselho ao ocupar uma das 10 vagas para membros não permanentes. As vagas permanentes, ou seja, que possuem direito a veto em decisões e resoluções do colegiado, são ocupadas desde 1946, pós segunda guerra mundial, pelos mesmos países: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.

A declaração de Putin foi dada durante o Valdai Discussion Club, fórum de discussão com sede em Moscou que tem a proposta de refletir e debater políticas públicas com base em pesquisas.

Leia também: Brasil tem “oportunidade única” para reformas no Conselho de Segurança da ONU

Conforme colocou o líder russo, o Conselho deve ter entre seus membros países que tem cada vez maior peso nos debates internacionais, com potencial de influenciar decisões, situação que já desempenham sem participarem do grupo de forma efetiva.

Ao dar exemplos citou a Índia, ao dimensionar o grande potencial econômico e populacional do país, a África do Sul e o Brasil, ao destacar também a população e a grande influência na América Latina.

Reforma

O presidente Lula defende uma reforma no Conselho de Segurança desde o início do seu mandato. Um dos pontos utilizado como exemplo é a Guerra na Ucrânia, pois a configuração com os cinco membros permanentes se mostrou ineficaz na resolução do conflito. O presidente dos EUA, Joe Biden, assim como líderes de outros países, também já se mostraram abertos a uma reconfiguração do Conselho.

Leia também: Líderes latino-americanos se alinham a Lula por reformas na ONU

Saiba mais: Lula volta a defender reforma no Conselho da ONU

No entanto, para que alguma mudança efetiva ocorra será necessário que todos os membros com direito a veto caminhem na mesma direção, uma vez que o regimento criado se autoconseva para que o sistema continue igual.

*Com informações Valdai Discussion Club