Entidades lançam manifesto pelo “fim do genocídio em Gaza”

Entre as entidades signatárias estão a Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores), o Instituto Paulo Freire e a UBM (União Brasileira de Mulheres)

As entidades brasileiras que integram o Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (FSM) lançaram neste sábado (4), Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, um manifesto “pelo fim do genocídio em Gaza”. Entre as entidades signatárias estão a Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores), o Instituto Paulo Freire e a UBM (União Brasileira de Mulheres).

“Conclamamos a cidadania planetária de todas as filosofias, ideologias, crenças e pensamentos que se unam para dar um basta nesta barbárie. Conclamamos as cidadãs e cidadãos judeus, árabes, europeus, africanos, asiáticos, latino-americanos, de todas as partes do planeta que digam: BASTA”, aponta o manifesto. “Que não haja paz em nossos lares e em nossos corações até que haja paz na Palestina. Até que haja paz no mundo.”

Confira abaixo a íntegra do documento.

PALESTINA LIVRE
PELO FIM DO GENOCÍDIO EM GAZA
UM OUTRO MUNDO DE VIDA, PAZ, JUSTIÇA E IGUALDADE É POSSÍVEL

As organizações e movimentos sociais brasileiras que compõe o Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (FSM) vem a público externar sua profunda indignação e revolta com a violência contra crianças, jovens e adolescentes, mulheres e idosos na Faixa de Gaza pelo Governo de Israel. O conflito político territorial da Palestina vem desde a partilha da Palestina pela ONU, a expulsão de palestinos para instalação do Estado de Israel, em 1948 e agravou-se pelo não cumprimento de resolução das Nações Unidas que estabeleceu a coexistência pacífica de dois países naquele território, com o direito de retorno dos palestinos.

No entanto, por interesses geopolíticos dos países imperialistas, os direitos do povo Palestino nunca foram assegurados, nem o Estado reconhecido. Além do descumprimento, as resoluções foram violadas com o avanço dos assentamentos ilegais, a segregação violenta do povo palestino e as denúncias de apartheid de Israel. Toda violência deve ser denunciada. Mas atos de violência contra civis e inocentes praticados por qualquer estado devem ser rechaçados veementemente, porque são crimes contra toda humanidade.

O momento histórico é muito delicado. A crise sistêmica do capitalismo decorrer do estágio de acumulação nunca visto na história humana, onde menos de 1% dos seres humanos detém a riqueza equivalente aos 50% mais pobres. Os impactos deste modelo ao meio ambiente indicam que o ponto de não retorno está muito próximo. Neste contexto, a ausência de organismos multilaterais com capacidade de construir soluções políticas pacíficas dos conflitos demonstra o nível de desagregação e desestruração social decorrentes do último estágio do capitalismo moderno. As guerras como da Palestina e da Ucrânia se inserem neste contexto de desagregação global.

Nós do FSM acreditamos na humanidade. Que a humanidade é diversa, e única. Nossa casa comum é rica e diversa, e também única. Não há solução para uma vida plena sem que haja solidariedade e trabalho mútuo entre todo os seres humanos. Nesse tempo de crise climática, de supremacia do lucro e da riqueza contra a vida e o bem comum, sabemos que está em jogo o futuro de toda humanidade. Sabemos que é possível um mundo de vida, paz, justiça e igualdade. Este mundo será um mundo pós-capitalista, onde o direito a vida esteja acima do direito ao lucro. Um mundo diverso, democrático, onde o respeito ao direito de ser do outro é a base ética de todas as relações humanas. A tecnologia criou condições inimagináveis para a construção deste mundo, tornando-o possível. Este mundo novo está ao alcance de nós.

Por isso, conclamamos a cidadania planetária de todas as filosofias, ideologias, crenças e pensamentos que se unam para dar um basta nesta barbárie. Conclamamos as cidadãs e cidadãos judeus, árabes, europeus, africanos, asiáticos, latino-americanos, de todas as partes do planeta que digam: BASTA. Que não haja paz em nossos lares e em nossos corações até que haja paz na Palestina. Até que haja paz no mundo.

BRASIL, 04 NOVEMBRO DE 2023
DIA MUNDIAL DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO

COLETIVO BRASILEIRO DO CI-FSM, COLETIVO PORTO ALEGRE DO FSM, COLETIVO BAIANO DO FSM, CIRANDA, CUT NACIONAL, FEDERAÇÃO DEMOCRÁTICA INTERNACIONAL DAS MULHERES, REDE IPS BRASIL, CLACSO, INSTITUTO PAULO FREIRE, VIDA BRASIL, CAMP, INSTITUTO IDhES, UBM, CIVES, GELEDÉS, CONAM, ARTICULAÇÃO INTERNACIONAL DE HABITANTES.

Autor