Trump lidera em estados decisivos contra Biden, diz pesquisa

Pesquisa encomendada pelo The New York Times mostra que ex-presidente está na frente de Joe Biden em cinco estados fundamentais a um ano das eleições

Foto: Emma Kaden/CC BY-SA 2.0

As eleições presidenciais nos Estados Unidos acontecem em um ano, em 5 novembro de 2024. Ainda que as primárias dos partidos Democrata e Republicano aconteçam somente no próximo ano, existe a prerrogativa de que o presidente em exercício seja aclamado para a disputa por deferência, no caso de Joe Biden, e Donald Trump seria o concorrente mais aguardado, para repetir a disputa de 2020. Ambos lideram as preferências em seus partidos.

Nesse contexto, as pesquisas de intenção de voto já destacam os dois como os principais candidatos e Trump aparece na frente em estados fundamentais – conhecidos como estados-pêndulo – para decidir as eleições, sendo o jornal The New York Times.

O ex-presidente dos EUA aparece na liderança no Arizona, Georgia, Michigan, Nevada e na Pensilvânia, este último estado garantiu a vitória de Biden na última eleição. Segundo o jornal, estes são 5 dos 6 estados mais importantes para decidir uma vitória eleitoral. O outro estado é Wisconsin, no qual Biden lidera. Em todos eles o atual presidente venceu Trump na última eleição, cenário que não parece tão promissor dessa vez.

Entre os fatores que pesam contra Trump consta que ele se tornou o primeiro ex-presidente dos EUA indiciado por um crime. Ele até mesmo pode ser condenado, o que não o impede de disputar as eleições e assumir o cargo, caso vença.

No caso de Biden o que chama a atenção, ainda que seja preferência entre os Democratas, é a idade avançada, o que faz com que boa parte dos estadunidenses questione se não seria a melhor decisão deixar a disputa de lado.

Leia também: Biden abraça “modo Bernie Sanders” para atrair sindicatos e isolar Trump

Mas tudo dependerá de como a economia do país estará até as eleições. Caso o atual governo consiga evitar uma recessão, contrariando prognósticos, e manter baixo o nível de desemprego (hoje em 3,9%), Biden se cacifará para a reeleição.

As atuais guerras na Ucrânia e entre Palestina e Israel também serão pauta nestas eleições, assim como o prelo do petróleo.

Pesquisa

Segundo o levantamento encomendado pelo Times ao Siena College, Trump marca 52% contra 41% de Biden em Nevada, ganha de 49% contra 44% no Arizona, 48% contra 44% na Pensilvânia, 49% contra 43% na Georgia, 48% contra 43% em Michigan. No Wisconsin Biden aparece com 47% contra 44% de Trump.

A pesquisa envolveu 3.662 pessoas dos seis estados. A margem de erro foi de 4,4 a 4,8 pontos percentuais.

*Com informações O Globo e Carta Capital