Brasileiros que estavam em Gaza partem do Cairo para o Brasíl

Aeronave da Presidência participa da repatriação do grupo composto por 32 brasileiros e familiares, que buscavam fugir dos bombardeios do exército israelense

Grupo reunidos pouco antes da decolagem. Foto: GOV.BR/FAB

Os 32 cidadãos brasileiros que aguardavam a repatriação em Gaza decolaram do Cairo nesta segunda (13) rumo ao Brasil. O grupo cruzou a fronteira entre Gaza e Egito pelo portal de Rafah, neste domingo (12), após quase um mês de espera pelas autoridades egípcias, israelenses e da Autoridade Palestina.

A chegada do grupo ao Egito alivia o clima de tensão entre membros do governo, que viam na demora da liberação dos brasileiros uma chantagem diplomática israelense pós resolução no Conselho de Segurança da ONU.

Após o cruzar a fronteira, os brasileiros embarcaram na aeronave VC2, da Presidência da República, que aguardava pelo grupo para iniciar o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da crise no Oriente Médio.

A previsão é que a aeronave pouse em Brasília às 23h30 desta segunda. Antes disso, haverá três paradas técnicas: em Roma, na Itália; em Las Palmas, na Espanha; e na Base Aérea do Recife, já no Brasil.

Quando a aeronave tocar o solo da capital federal, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. Três aeronaves da Força Aérea Brasileira e duas da Presidência da República foram utilizadas.

Os repatriados receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de se deslocarem para outras cidades no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo mobilizada para oferecer aos repatriados os cuidados em saúde necessários logo no momento de chegada ao Brasil, em Brasília.

Do total inicial de 34 nomes, duas pessoas, uma mulher de 50 anos e sua filha de 12, optaram por permanecer em Gaza, alegando “motivos pessoais”, segundo Alessandro Candeas, embaixador brasileiro na Palestina.

Hasan Rabee, um dos repatriados, compartilhou um vídeo momentos antes da saída, expressando alívio e esperança. Rabee e sua família enfrentaram momentos de terror durante uma série de ataques aéreos realizados por Israel em outubro, na Faixa de Gaza.

A embaixada brasileira revelou a existência de uma segunda lista com mais de 50 brasileiros a serem resgatados, mas sem um prazo definido.

Autor