PF indica 8 suspeitos de vazar cadernos de questões do 1º dia do Enem

As investigações seguem com material apreendido e oitivas em diversos estados, o que mostra a amplitude da quadrilha em território nacional.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebon/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) identificou oito pessoas responsáveis por divulgar os Cadernos de Questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante as provas do primeiro domingo, 5 de novembro. As informações foram dadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por elaborar o exame, no último domingo (12), data do segundo e último dia de provas – que ocorreu sem irregularidades em todo o Brasil.

O Inep e o Ministério da Educação (MEC) acionaram a PF após constarem a suspeita de que fotografias com as perguntas das provas foram vazadas durante a aplicação das mesmas. A PF concluiu que antes do teste não há indícios de postagem de conteúdo similar.

Assim, a polícia já realizou oitivas para averiguar o caso nas cidades de Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF). Ainda serão realizadas averiguações nos estados do Rio Grande do Sul e no Ceará.

Leia também: Governo envia ao Congresso PL do ensino médio debatido com a sociedade

Segundo o Inep, ainda foram apreendidos materiais suspeitos pela fraude em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA).

A segurança da prova é feita de ponta a ponta, do armazenamento dos cadernos de questões em locais seguros até a distribuição dos malotes, somente abertos na hora da prova. Durante o trajeto até os locais de aplicação eles são acompanhados.

Assim, a Operação Enem 2023 tem envolvimento de funcionários dos ministérios da Educação, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, além de Correios, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e polícias estaduais.

*Com informações MEC e Inep