CTB debate sobre paridade de gênero, eleições 2024 e Amazônia

Com o lema “Democracia, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Trabalho Valorizado”, 4° Conselho Nacional da CTB reuniu 288 delegados e 34 observadores em Belém

Belém (PA) abrigou, na quinta (9) e sexta-feira (10), o 4° Conselho Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). Ao todo, 288 delegados e 34 observadores acompanharam a programação, que teve como lema “Democracia, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Trabalho Valorizado”.

Foi o primeiro Conselho que a CTB realizou desde sua confirmação como segunda central mais representativa do País, conforme dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As resoluções serão publicadas nos “próximos dias”, conforme o Portal CTB.

Os participantes avançaram em temas como a paridade de gênero na direção cetebista. O último Congresso da CTB, em 2021, já alcançou um recorde ao eleger quase 50% de mulheres para sua executiva. Agora, a meta a ser alcançada é a de garantir a paridade no conjunto nas diversas instâncias da diretoria. Um dos painéis do Conselho debateu “A Participação Política das Mulheres e o Novo Ciclo Desenvolvimentista”.

O Plano de Ação aprovado pelos delegados pôs em pauta também a preparação da CTB para as eleições municipais de 2024. Segundo a central, essas eleições “terão papel decisivo na definição da correlação de forças políticas no País”. Uma das orientações é que sindicalistas da CTB já iniciem o planejamento de suas candidaturas e tracem objetivos para o período de pré-campanha.

A plataforma também destaca propostas como uma campanha nacional pela redução da jornada de trabalho e a intensificação da luta pela reforma agrária. “Além de representativo, o Conselho foi palco de intensos debates que atualizaram o plano de ação da CTB para o próximo período. Dentre os debates, a importância de ampliar a participação das mulheres nas instâncias de direção, rumo à paridade de gênero no 6° Congresso Nacional”, destacou Ronaldo Leite, secretário-geral da CTB.

Durante o Conselho, os delegados promoveram um ato em solidariedade ao povo palestino, vítima de um genocídio perpetrado por Israel. A CTB também reforçou a conclamação para o movimento sindical apoiar o projeto de reconstrução nacional proposto pelo governo Lula, com base na reindustrialização da economia e na afirmação de uma agenda democrática e progressista.

A pauta ambiental esteve em primeiro plano durante o Conselho. Entre os painéis promovidos pela CTB sob o eixo “Amazônia Viva”, destaca-se um sobre “Bioeconomia, Empregos Verdes, Renda e Garantia de Direitos”. Outro painel tratou de “Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Proteção dos Povos e Territórios”.

Para o presidente da CTB, Adilson Araújo, a “peregrinação” a Belém fortaleceu o sindicalismo classista e preparou as bases cetebistas para as próximas batalhas. “Encerramos essa etapa importante da vida política da nova central”, afirmou Adilson. “Foi importante ambicionar essa possibilidade, que se materializou nesse encontro importante, vitaminado de muita energia. Não é tarefa fácil em um curto espaço de tempo alcançar a condição de ser a segunda central mais representativa do País.”

Autor