Ultradireitista Javier Milei vence eleições na Argentina

Com 91,81% dos votos apurados, Milei teve 55,86%, contra 44,13% de Massa. Lula diz que “Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”

Foto: reprodução/Página 12

O ultraliberal Javier Milei foi eleito, neste domingo (19), o novo presidente da Argentina. Com 91,81% dos votos apurados, Milei teve 55,86%, contra 44,13% do peronista Sergio Massa.

Pelas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou: “A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”. 

Lula disse, ainda: “Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”.

O presidente argentino Alberto Fernandez também se manifestou pelas redes: “Sou um homem da democracia, e não há nada que eu valorize mais do que o veredito popular. Confio que amanhã mesmo possamos começar a trabalhar com Javier Milei para garantir uma transição ordenada”.

Logo após o opositor obter a maioria, Massa reconheceu publicamente o resultado. Em pronunciamento, afirmou: “A Argentina tem um sistema democrático forte e sólido e respeita sempre os resultados”. Ele disse, ainda, que “esta foi uma campanha muito longa e difícil, com conotações duras e espero que o respeito por quem pensa diferente seja estabelecido na Argentina”. 

Massa também ligou para o presidente eleito para parabenizá-lo. Pelas redes sociais, Milei postou uma mensagem curta: “Argentina respira liberdade”. A posse do novo presidente acontece no dia 10 de dezembro.