Lula cumpre agendas no Oriente Médio e Alemanha nesta semana

Presidente será recebido na Arábia Saudita e Catar. Depois participa da COP28, nos Emirados Árabes. A agenda se encerra na Alemanha, onde trata do acordo Mercosul-União Europeia

Lula na COP 27, no Egito. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula viaja nesta segunda-feira (27) para cumprir agendas no Oriente Médio e na Alemanha. Os compromissos marcam o retorno do presidente em agendas internacionais após dois meses da operação que realizou no quadril. A viagem oficial conta com a participação na COP 28 (Conferência de Mudanças Climáticas da ONU), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A primeira parada será em Riade, na Arábia Saudita, prevista para os dias 28 e 29 de novembro. Na sequência vai a Doha, no Catar.

Após estas agendas comparece à COP 28, que começa no dia 30 e vai até dia 12 de dezembro. O presidente ficará alguns dias na Conferência em Dubai e depois ruma para Alemanha, onde se encontra com lideranças locais entre 2 e 3 de dezembro.

Leia também: Brasil se fortaleceu como “mediador” na presidência de Conselho da ONU

As viagens serão acompanhadas por comitivas de ministros que devem levar os interesses da representação nacional em seus respectivos temas, principalmente ressaltando os compromissos com o meio ambiente e combate às mudanças climáticas.

Arábia Saudita e Catar

Lula decidiu aproveitar a viagem para a COP28 e atender ao convite do rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud. Por lá se encontrará com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman e empresários sauditas, além de participar de evento da brasileira Embraer.

Para a Agência Brasil, o embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, secretário do Itamaraty para África e Oriente Médio, revelou que existe o indicativo dos sauditas incrementarem a relação com o Brasil para compreender um investimento que pode chegar a US$ 10 bilhões.

Já no Catar, Lula deve aprofundar as relações bilaterais com a possibilidade de tratar sobre a guerra entre Israel e Hamas, sendo que o país foi o mediador da trégua por ajuda humanitária para libertação de prisioneiros. Lula tem mobilizado esforços diplomáticos junto ao Catar para repatriar brasileiros de Gaza.

Emirados Árabes Unidos – COP

Nos Emirados Árabes Unidos, o presidente brasileiro deve participar da COP 28 a partir do dia 30. A novidade é que o Brasil já estará na presidência do G20, o que proporciona uma representação importante para as negociações.

Ele deve apresentar os números que apontam para a queda de 22% no desmatamento anual da Amazônia – o que reforça o compromisso do país com a agenda ambiental – e levar propostas da Cúpula da Amazônia.

Leia também: Brasil corrige meta climática e retoma ambição do Acordo de Paris

Além disso, deverá apresentar uma proposta para redução da emissão de gases causadores do efeito estufa [Contribuição Nacionalmente Determinada] e tratar sobre a COP 30, que será realizada em Belém, Pará, em 2025.

Outra agenda esperada é com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para tratar do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE).

Alemanha

Na Alemanha o mandatário brasileiro chega em 2 de dezembro. Na agenda constam encontros com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, e com o primeiro-ministro Olaf Scholz. O acordo comercial com o Mercosul também deverá ser trabalhado.

A delegação brasileira continuará no país, sem a presença do presidente confirmada, para a 2ª Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível. De acordo com o Itamaraty, mais de mil empresas alemãs atuam em território brasileiro, sendo que o país é responsável pela oitava maior fonte de investimentos no Brasil, conforme aponta o Banco Central.

*Com informações Agência Brasil e Ministério das Relações Exteriores