Lula aproveita COP28 para se reunir com Guterres, Macrón e Bill Gates

Lula deve viajar nesta quinta para o Qatar, antes de desembarcar nos Emirados Árabes Unidos. Na volta ao Brasil, ele fará, ainda, uma estada na Alemanha

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O último giro internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou nesta terça-feira (28), em Riad, na Arábia Saudita. Lula está no Oriente Médio para participar da COP-28 – a Cúpula nas Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas –, que se inicia nesta quinta (29), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A viagem também inclui reuniões bilaterais com líderes como o presidente da França, Emmanuel Macron.

Na passagem por Riad, o presidente brasileiro se reuniu com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. De acordo com o Planalto, a pauta central do encontro foi o “fortalecimento das relações bilaterais” entre brasileiros e sauditas, além de “investimentos nas duas direções e oportunidades para empresas nacionais no país árabe”.

Um dos desdobramentos já anunciados dessa reunião foi a assinatura de três acordos de cooperação entre a Embraer e o governo da Arábia Saudita. As negociações envolvem áreas como aviação civil, defesa, segurança e e mobilidade aérea urbana. “Estes acordos permitirão à empresa estabelecer diversas linhas de colaboração e iniciativas conjuntas, públicas e privadas, expandindo oportunidades de investimento e parcerias com a indústria local, além de incrementar exportações a partir do Brasil”, agregou a Presidência da República.

Lula foi recebido em Riad pelo primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman

Para esta quarta, está previsto o anúncio de US$ 10 bilhões de investimentos do Fundo Soberano Saudita no Brasil, sendo US$ 9 bilhões até 2030. A maior parte desses recursos será destinada a projetos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Atualmente, a Arábia Saudita já é o maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio e entrou recentemente para os Brics.

Lula deve viajar nesta quinta para o Qatar, antes de desembarcar nos Emirados Árabes Unidos. Na volta ao Brasil, ele fará, ainda, uma estada na Alemanha, no domingo (3). O presidente só voltará a fazer viagens oficiais ao exterior em janeiro.

É em meio à COP28 que deve acontecer a reunião bilateral com Macron. O presidente brasileiro também pode se encontrar com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, com o presidente de Israel, Isaac Herzog, e com o dono da Microsoft, Bill Gates. Além da questão climática – que foi uma das prioridades do governo Lula neste primeiro ano de mandato –, o conflito israelense-palestino na Faixa de Gaza será o tema em destaque nessas agendas.

Autor