Renegociação de dívidas do Fies já alcançou mais de 70 mil pessoas

Descontos para o pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) chegam a 99% e prazo para renegociar dívida vai até 31 de maio de 2024

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Dados do governo federal indicam que mais de 70 mil pessoas já renegociaram suas dívidas junto ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) desde que foi lançado o programa que oferece descontos de até 99% sobre o valor da dívida e melhores condições de parcelamento.

A renegociação é voltada para quem celebrou contratos até 2017 e tenha inadimplência até 30 de junho de 2023. O período para buscar os bancos vai até 31 de maio de 2024. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), cerca de 1,2 milhão de pessoas estão aptas para renegociarem as dívidas.

Leia também: Renegociação do FIES pode dar desconto de até 99%

Segundo o ministério, das 70 mil renegociações realizadas:

  • 1 mil foram contempladas com descontos de 99%;
  • 42 mil com desconto de 92%;
  • 26 mil com desconto de 77%;
  • 900 com desconto de 12%.

O programa vem sendo chamado de “Desenrola do Fies”, em referência ao exitoso programa que renegocia dívidas gerais da população com os comércios e bancos.

Em relato ao CanalGov, o engenheiro civil Guilherme Rodrigues diz que chegou a acumular uma dívida de R$ 113 mil, mas que agora conseguiu um desconto de 92%: “A sensação é de alívio, porque é uma coisa que demoraria anos para eu poder conseguir regularizar. E foi em dez minutos pelo aplicativo”, contou.

Confira aqui todos os critérios para renegociação das dívidas e os prazos de pagamentos.