TSE inicia teste das urnas para as eleições municipais de 2024

O objetivo é fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, assim como propiciar o aperfeiçoamento do processo eleitoral

(Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a 7ª edição do Teste Público de Segurança da Urna, que ocorre até a próxima sexta-feira (1º) no terceiro andar da sede do poder, em Brasília.

De acordo com o TSE, o objetivo é fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, assim como propiciar o aperfeiçoamento do processo eleitoral.

Nessa edição, 13 inscrições [cinco individuais e oito de grupos] executarão 31 planos de teste na semana do evento, totalizando 36 investigadoras e investigadores no ambiente de testagem.

“O TPS é importante, porque efetivamente demonstra a participação da sociedade civil brasileira na construção e no aprimoramento contínuo da segurança do processo eleitoral”, disse o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Júlio Valente.

Leia mais: TSE abre código-fonte das urnas para as eleições municipais de 2024

Ele afirmou que o processo eleitoral brasileiro é baseado em três pilares: segurança, transparência e auditabilidade.

O secretário lembrou que o objetivo dos planos de teste de investigadoras e investigadores é, justamente, tentar vulnerar o sigilo ou a integridade do voto.

“Quando encontram alguma oportunidade de melhoria, eles apontam isso para nós e, colaborativamente, acolhemos essa sugestão. Depois a implementamos”, explicou.

Caso tenham êxito, os participantes voltam ao TSE em maio do próximo ano para o Teste de Confirmação. Nessa etapa, são verificados se eventuais achados encontrados foram devidamente solucionados antes das eleições municipais.

O que será testado?

Serão submetidas à investigação durante o Teste Público as urnas eletrônicas modelos 2022 e 2020, com os respectivos firmwares (programas que fazem tarefas de controle do hardware) e mídias eletrônicas. Também poderão ser testados o Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE), Software de Carga, Software de Votação, Sistema de Apuração, Kit JE-Connect, entre outros sistemas previstos no artigo 2º do edital do evento.

“Esse é o momento em que estão, à disposição das investigadoras e dos investigadores, sistemas que são versões preliminares para as Eleições de 2024”, acrescentou o secretário.

Com informações do TSE

Autor