Cúpula Social do Mercosul é retomada para debater desafios da região

Evento realizado no Rio de Janeiro reúne a sociedade civil dos países do bloco para debater desafios comuns do Cone Sul. Presidente Lula também levará Cúpula Social ao G20

Cúpula Social do Mercosul. Foto: Itamaraty

Começou nesta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro (RJ), a Cúpula Social do Mercosul. O evento realizado no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR), segue até terça-feira (5) e reúne a sociedade civil dos países que compõem o bloco, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, além de países associados como Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. A Venezuela está suspensa temporariamente do grupo e a Bolívia foi aceita pelo Senado brasileiro para integrar o bloco no último mês.

O encontro tem como foco o fortalecimento da integração da sociedade civil nas decisões tomadas no Mercosul. Desde 2016 as reuniões não aconteciam de forma presencial.

Leia também: Ingresso da Bolívia ao Mercosul é aprovado pelo Senado

Segundo o governo, “a efetiva participação da sociedade civil nas decisões sobre o presente e o futuro do Mercosul fortalece o processo de integração e reflete o caráter regional de desafios comuns enfrentados pelas populações do Cone Sul”.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes as ministras das Mulheres, Cida Gonçalves, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, as ministras substitutas da Secretaria-Geral da Presidência da República, Maria Fernanda Coelho, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fernanda Machiavelli, assim como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

A Cúpula conta com a mesa de discussão sobre “A Participação Social para a Democracia no Cone Sul”; trabalhos em grupo em cinco frentes 1. Direito ao trabalho com direitos 2. Enfrentamento à fome e a pobreza 3. Cidadania e direitos humanos 4. Desenvolvimento e meio ambiente 5. Fortalecimento da participação social no Mercosul; e visita à exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”.

Conforme a Secretaria-Geral da Presidência, cerca de 300 pessoas participam do evento. Os resultados da Cúpula serão encaminhados para encontro dos chefes de Estado que acontece em dia 7 de dezembro.

Confira a programação completa clicando aqui.

Mercosul e G20

Além de ocupar a presidência ‘pro tempore’ do Mercosul, o Brasil também ocupa a liderança do G20, grupo de países que reúne as maiores economias do mundo.

Nesta posição de destaque nos dois grupos, o presidente Lula tem elevado a representação do país no cenário internacional.

Leia também: À frente do G20, Brasil debate meio ambiente e economia com Alemanha

Uma das indicações feitas por Lula é trazer a sociedade também para dentro do debate das decisões do G20.

Dessa forma, da mesma maneira que trabalhou pela retomada da Cúpula Social do Mercosul que acontece nesta semana, já anunciou que antes 19ª Cúpula de chefes de Estado e governo do G20, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, também no Rio de Janeiro, deverá ocorrer uma Cúpula da sociedade civil dos países do grupo.