Venezuela e Guiana têm novas embaixadoras aprovadas pelo Senado

Medida visa ocupar cargos nas embaixadas como forma de acompanhar de perto o conflito por Essequibo.

Maria Elisa Teófilo de Luna; Glivânia Maria de Oliveira; presidente da CRE, senador Renan Calheiros (MDB-AL); Maria Cristina de Castro Martins; e Alfredo Cesar Martinho Leoni. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Na última terça-feira (12), o Senado aprovou Glivânia Maria de Oliveira para o cargo de embaixadora do Brasil na Venezuela e de Maria Cristina de Castro Martins como embaixadora brasileira na Guiana. As indicações ocorrem em meio à crise que envolve os dois países pela disputa territorial de Essequibo.

O território faz parte da Guiana e faz fronteira com o Brasil pelo estado de Roraima. Os nomes foram aprovados pelos senadores após sabatina na Comissão de Relações Exteriores.

Venezuela

O nome de Glivânia Maria de Oliveira foi aprovado com 41 votos favoráveis, um contrário e 2 abstenções. Ela ocupa um cargo vago, pois a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro fechou a representação brasileira em Caracas em 2020.

Leia também: Celso Amorim vai à reunião com Venezuela e Guiana

Com a necessidade de trabalhar pela paz na América do Sul, a nova embaixadora na Venezuela disse estar atenta aos desdobramentos da situação.

“Nós vimos um cenário que tem momentos de maior tensão, de busca de caminhos. Eu considero que estamos todos muito atentos ao que se desenrolará em São Vicente e Granadinas. Não tenho dúvidas de que os esforços brasileiros em busca da interlocução e da preservação da paz na região estarão no mais alto das nossas prioridades. É muito positivo que se busque caminhar pela Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos)”, afirmou Glivânia, ao se referir à reunião entre os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, nesta quinta-feira (14).

No currículo de Glivânia consta serviços prestados nas embaixadas em Varsóvia (Polônia), Londres (Reino Unido) e Assunção (Paraguai), tendo chefiado o Consulado-Geral em Boston (EUA) e a embaixada no Panamá. Atualmente estava como diretora do Instituto Rio Branco.

Guiana

Na mesma sabatina Maria Cristina de Castro Martins foi aprovada com 49 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções para a embaixada do Brasil na Guiana.

Além de destacar atenção total ao conflito territorial na região em que atuará, a nova embaixadora falou sobre a ampliação do comércio na região, rica em petróleo ambicionado pela Venezuela e por empresas dos Estados Unidos e Europa.

“A descoberta de hidrocarbonetos abre oportunidades para empresários brasileiros nessa área”, indicou, ao colocar o Brasil também como partícipe de uma exploração sustentável no local.

Leia também: Mauro Vieira diz que paz na América do Sul é essencial e defende diálogo

Em seu currículo consta o cargo de assessora da Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos, de 2021 a 2022, sendo que ingressou na diplomacia em 1994. No momento ocupava cargo no Departamento de Imigração e Cooperação Jurídica no ministério das Relações Exteriores.

Omã e Trinidad e Tobago

Na sabatina ainda foram aprovados o diplomata Alfredo Cesar Martinho Leoni para a embaixada de Omã, sendo que já foi embaixador no Paquistão, Afeganistão e Tajiquistão e representou o Brasil na embaixada da Polônia até 2018.

Outra aprovação foi da diplomata Maria Elisa Teófilo de Luna como embaixadora em Trinidad e Tobago. A diplomata já ocupou o cargo no Senegal e Gana e estava como assessora no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

*Com informações da Agência Senado.