Falece “Mãe Nizia”, ícone da resistência e militância de esquerda do Araguaia

Figura histórica da militância comunista no Mato Grosso, Barra do Garças está em luto pela partida de Anísia Marques Pessoa; seu corpo será sepultado no cemitério central às 17h30

Foto: reprodução

Na tarde desta quarta-feira (20), Barra do Garças perdeu uma de suas mais notáveis figuras: Anísia Marques Pessoa, conhecida carinhosamente como “Mãe Nízia” ou “Querida”. Aos 88 anos, ela deixou um legado marcado pela luta popular e resistência, sendo um ícone para a comunidade local.

Residente da Rua Simião Arraya, no centro comercial da cidade, Anísia era uma presença marcante, conhecida como a “mãezona” acolhedora e comunicativa. Sua história se entrelaça com décadas de participação ativa na esfera política, sendo frequentadora assídua de eventos políticos e religiosos.

Sua casa, por mais de 40 anos, foi um ponto de encontro para membros e simpatizantes da esquerda brasileira. Com seu espírito jovial e um vasto conhecimento, era um polo de discussões políticas e resistência à ditadura, tornando-se um local de formação política sob a liderança de seus três filhos professores: José, Anselmo e Letícia Pessoa.

Mãe Nizia, foi uma figura fundamental para o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), recebendo militantes e estudantes, oferecendo abrigo, alimentação e, principalmente, apoio moral sem cobrar qualquer custo. Sua pensão tornou-se um refúgio seguro para jovens estudantes e militantes comunistas na missão de organizar o movimento estudantil e fortalecer o partido.

“Mãe Nísia foi uma mulher guerreira, batalhadora, com um coração do tamanho do mundo. Nas décadas de 70 e 80, “época da reconstrução do movimento estudantil e do PCdoB, a pequena pensão de Mãe Nísia era o porto seguro para os jovens estudantes que chegavam à cidade com a missão de tirar delegados para os congressos da UNE, bem como dos militantes comunistas no trabalho de organização partidária”, diz a nota emitida pelo PCdoB de Cuiába.

O PCdoB teve em Anísia Marques uma aliada incansável, representando seus ideais de solidariedade e compromisso com as causas sociais mais nobres. Seu legado permanece como um exemplo de generosidade e engajamento político.

Seu falecimento repentino, atribuído a uma morte súbita, entristece profundamente não apenas a militância do PCdoB, mas toda a comunidade de Barra do Garças. Seu corpo está sendo velado na casa de velório da cidade e o sepultamento está previsto para as 17h30 no cemitério central.

__

Autor