Em vídeo, personalidades destacam importância da democracia

Vídeo publicado pela primeira-dama Janja reúne artistas e políticos em manifesto pela preservação dos valores democráticos um ano após ataques golpistas

Montagem do vídeo compartilhado por Janja no X (antigo Twitter)

Hoje marca o primeiro aniversário desde que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram os prédios da Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. Esses incidentes não apenas testaram os fundamentos democráticos do país, como também provocaram uma onda de repúdio em diversos setores da sociedade.

Para marcar a data, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, divulgou um vídeo em suas redes sociais onde artistas e políticos se unem para declamar a palavra “democracia”, enfatizando a importância de preservar a soberania das decisões do povo brasileiro.

A gravação, que uniu personalidades do meio artístico e político, destacou a voz de Denise Fraga clamando por união em prol da democracia, sem citar diretamente os incidentes do passado. Artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Fafá de Belém, Duda Beat, Fábio Assunção, José de Abreu, Leandra Leal, Camila Pitanga, entre outros, também participaram da ação.

Leia também: Um ano após ataques, autoridades celebram resistência democrática

Além da própria Janja e do presidente Lula, o vídeo destaca a participação de diversos membros do primeiro escalão do governo Lula, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, e os ministros da Educação, Camilo Santana, da Igualdade Racial, Anielle Franco, da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, do Meio Ambiente, Marina Silva e o da secretaria-geral da presidência, Marcio Macedo. Anielle Franco, e o titular da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Ao compartilhar o vídeo, Janja afirmou na legenda: “O Brasil é um só. Um país que respeita a decisão soberana de seu povo. Nossas vozes se unem para lembrar que a democracia prevaleceu. Democracia sempre”. 

Leia também:

Congresso tem projeção pela democracia para lembrar resistência a golpismo

Lula reforça importância da memória no primeiro aniversário do 8/1

Atos em todo país marcam um ano dos ataques aos Três Poderes

Pesquisa revela rejeição maciça aos ataques golpistas do 8 de janeiro

Ato “Democracia Inabalada” celebra resistência um ano após ataques golpistas

Câmara expõe imagens inéditas da destruição ocorrida no 8 de janeiro

Autor