Palco do tri do Brasil, Estádio Azteca vai receber a abertura da Copa-26

O emblemático estádio Azteca, que atualmente tem capacidade para 83 mil espectadores, se tornará o primeiro a realizar três aberturas de Copa

Foto: Reprodução

A Fifa anunciou neste domingo (4) que a abertura da Copa do Mundo de 2026 será disputada no Estádio Azteca, na Cidade do México. O estádio foi palco da terceira conquista da seleção brasileira, contra a Itália, em 1970.

 A organização escolheu o estádio Metlife, na região de Nova York, para a grande final da Copa, que será organizada por três países: Canadá, Estados Unidos e México.

O estádio Azteca, que tem capacidade para cerca de 87 mil pessoas, fica na Cidade do México e foi palco das finais das Copa de 1970 e 1986, vencidas por Brasil e Argentina, respectivamente. Além do Azteca, Guadalajara (Guadalupe) e Monterrey (Zapopan) são as outras sedes no México para este Mundial.

Esta será a primeira Copa do Mundo realizada com 48 seleções, aumentando em 16 o número de participantes.

As 48 equipes serão divididas em 12 grupos com quatro em cada um na primeira fase. As duas melhores de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançarão à segunda fase, dando início ao mata-mata.

Com 32 seleções, a terceira fase, nesse formato, ocorrerá pela primeira vez em um Mundial. Os vencedores chegarão às oitavas de final e, daí em diante, o torneio terá quartas, semifinais e a grande final.

Para enfrentar o desafio de três sedes, a entidade separou os jogos em áreas Costa Oeste, Central e Costa Leste, para que cada seleção dispute a primeira fase dentro de uma dessas regiões. Assim, os deslocamentos são otimizados.

Os anfitriões disputarão a primeira fase inteiramente em seus próprios países. Assim, o México é a seleção confirmada para o jogo de abertura. 

Canadá:

BMO Field – Toronto (estreia da seleção canadense, dia 12 de junho de 2026)
BC Place – Vancouver

Estados Unidos:

Mercedes-Benz – Atlanta
Gillette – Boston
AT&T – Dallas
Lincoln Financial Field – Filadélfia
NRG – Houston
GEHA Field at Arrowhead – Kansas City
SoFi – Los Angeles (estreia da seleção dos EUA, dia 12 de junho de 2026)
Hard Rock – Miami (disputa pelo terceiro lugar)
MetLife – Nova Jersey (estádio da final da Copa, dia 19 de julho de 2026)
Levi’s – São Francisco
Lumen Field – Seattle

México:

Estádio Azteca – Cidade do México (estreia da seleção do México, dia 11 de junho de 2026)
Estádio Akron – Guadalajara
Estádio BBVA – Monterrey

Autor