Futebol: derrota para Argentina deixa Brasil fora da Olimpíada de Paris

Fracasso da Seleção Brasileira intensifica as pressões sobre a CBF

A Seleção Brasileira de futebol está fora dos Jogos Olímpicos de 2024, que serão realizados em Paris. Neste domingo (11), o time comandado pelo técnico Ramon Menezes perdeu para a Argentina por 1 a 0 na última rodada do Pré-Olímpico, no Estádio Nacional Brigido Duarte, em Caracas, na Venezuela.

O revés marca uma equipe que, apesar de contar com jovens revelações como Endrick, do Palmeiras, e John Kennedy, do Fluminense, não teve uma única atuação convincente no torneio classificatório. Contra a Argentina, o Brasil foi dominado na maior parte do jogo e tomou um gol aos 32 minutos do segundo tempo, numa bela cabeçada do centroavante Luciano Gondou.

No outro jogo do dia, o Paraguai venceu a Venezuela por 2 a 0. Com isso, Argentina e Paraguai serão os representantes sul-americanos nos Jogos de Paris. O Brasil – que chegou às três últimas finais do futebol e é o atual bicampeão olímpico – ficará ausente da competição pela quinta vez desde 1952.

O fracasso da Seleção Brasileira intensifica as pressões sobre a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil acumula três derrotas seguidas e ocupa apenas a sexta colocação. O mau desempenho levou à demissão do técnico Fernando Diniz – Dorival Júnior foi contratado em seu lugar.

Futsal

O consolo no fim de semana ficou por conta da Seleção Brasileira de futsal, que conquistou pela 11ª vez a Copa América, ao vencer a Argentina na final por 2 a 0. A partida, disputada no sábado (10), ocorreu no ginásio Cop Arena Oscar, em Luque, no Paraguai.

Com o título, o Brasil se classificou para a Copa do Mundo de Futsal, marcada para setembro, no Uzbequistão. O torneio também é organizado pela Fifa e tem o Brasil como maior vencedor, com cinco Mundiais.

Autor