Iphan pede preservação de novos achados no sítio Saracura/Vai-Vai

Itens arqueológicos surgem com o avançar das obras da linha 6-Laranja do Metrô, na Bela Vista, em São Paulo. Provável origem dos vestígios é o Quilombo Saracura

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Próximo à Praça 14 Bis, na Bela Vista, no centro da cidade de São Paulo, novos achados arqueológicos foram encontrados com o avançar das obras da linha 6-Laranja do Metrô. Entre os vestígios estão louças, vidros e materiais construtivos do século XX do sítio Saracura/Vai-Vai, segundo o g1.

No local também se encontra construções em tijolos que são da canalização do córrego Saracura, onde ficava o antigo Quilombo Saracura, provável origem dos artefatos.

Leia também: Mais um sítio arqueológico é descoberto em obras do Metrô em SP

Na região desapropriada para as obras ficava a sede da escola de samba Vai-Vai. Com os primeiros registros de que haviam itens históricos no local foi definido o Sítio Arqueológico.

Hoje já são, ao menos, 12 sítios registrados a partir das obras do Metrô. Na região central existe a possibilidade de que os sítios Lavapés e dos Aflitos possam ter correlação com o Saracura/Vai-Vai.

O Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) cobra da construtora Acciona a preservação do local. A concessionária Linha Uni diz que segue as orientações do órgão.

Para o Iphan as escavações não estão ocorrendo da forma devida, colocando em risco a preservação do sítio. O pedido é para que a Uni acompanhe as novas descobertas e preserve as já encontradas por meio de contenções e bombeamento hidráulico. Existe a possibilidade de que se recomende paralisações temporárias das obras até que uma solução para a preservação e valorização do local seja encontrada.

*Informações g1 e CNN. Edição Vermelho, Murilo da Silva

Autor