Déficit zero? Conta outra.

O custo do déficit zero em 2024 são cortes que vão esfriar a economia, penalizar a população e o empresariado que vai vender menos

O déficit zero está em evidência nas mídias e confunde a opinião pública. É um erro técnico equivaler o equilíbrio orçamentário de uma família e o do governo.

Uma família, ao gastar em algo, troca dinheiro por bem ou serviço e aquele dinheiro não volta. Já o governo, quando gasta, por exemplo, elevando as aposentadorias do INSS, irriga o mercadinho, as lojas, etc.

Estes estabelecimentos repõem estoques fazendo pedidos às indústrias, que elevam a produção, geram renda a empresários, funcionários e transportadoras, e encomendas de insumos a fornecedores, e assim sucessivamente.

Nesta cadeia produtiva, geram-se tributos, novas receitas ao governo – com a vantagem de mover a economia e aumentar o bem-estar dos aposentados, empresários e seus trabalhadores.

Se o gasto público for na forma de investimento, por exemplo, construindo ou alargando uma rodovia ou obra de saneamento, o retorno é superior.

É que o investimento tem efeito multiplicador sobre a economia, reza a cartilha. Explicar como, neste artigo, abusaria da paciência do leitor.

Se alguém, ao invés de gastar dinheiro com consumo, decidir investir, por exemplo, abrindo uma loja, um serviço, tende a buscar retorno superior ao valor investido. O efeito multiplicador do investimento ocorre, sejam eles públicos ou privados.

Outra lenda seria o descontrole da dívida pública, pois para cobrir os déficits o governo toma emprestado. Mas o endividamento dos EUA é acima de 100% do PIB; no Japão, mais de 200%.

Já o Brasil está longe disto – cerca de 73% – e fechou 2023 com a dívida “dentro dos limites estabelecidos”, conforme o jornal Valor. E país nenhum dá calote na própria moeda.

As despesas com juros são 25% das receitas ficais, um em cada quatro reais arrecadados. Mas, os rentistas, que vivem destes juros, se opõem a que o governo reduza esta despesa. Não é por altruísmo que exigem déficit zero só com corte nos investimentos e gastos sociais.

O custo do déficit zero em 2024 são cortes que vão esfriar a economia, penalizar a população e o empresariado, que vai vender menos. Há alternativas. Que impere o bom senso.

Autor