Lula e Blinken discutem conflito em Gaza e parceria entre Brasil e EUA

Ignorando ataques de Israel a Lula, secretário de Estado dos EUA se encontra com presidente, elogia cooperação e concorda com criação de Estado palestino

Blinken e Lula em Brasília. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, nesta quarta-feira (21), com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, no Palácio do Planalto.   “Foi uma ótima reunião. Sou muito grato ao presidente [Lula] pelo seu tempo”, declarou Blinken. O conflito em Gaza também foi abordado e ambos concordaram com a necessidade de criação de um Estado palestino.

O chefe da diplomacia dos EUA disse, ainda, que seu país e o Brasil “estão fazendo coisas muito importantes juntos. Estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, mundialmente. É uma parceria muito importante e somos gratos pela sua amizade”. 

Pelas redes sociais, Blinken afirmou: “O Brasil é um parceiro fundamental em muitas questões, incluindo o combate à crise climática e a promoção dos direitos humanos e trabalhistas. À medida que nos aproximamos dos 200 anos de relações EUA-Brasil, nossos laços estão mais fortes do que nunca”.

O presidente Lula destacou, pelas redes sociais, que “conversamos sobre o G20, a iniciativa pela melhoria da condição dos trabalhadores que lançamos com o presidente Biden, a proteção do meio ambiente, a transição energética, a ampliação dos laços de investimento e cooperação entre nossos países e sobre a paz na Ucrânia e em Gaza”. 

Leia também: Brasil sobe o tom contra Israel e acusa governo Netanyahu de “desonestidade”

Segundo informado pelo Palácio do Planalto, Blinken reafirmou apoio ao Brasil na presidência do G-20 e elogiou a escolha dos temas para a Cúpula do Rio Janeiro: reforma da governança global, combate à fome e à miséria e transição energética. 

O presidente, por sua vez, reiterou a necessidade de reformar os organismos financeiros internacionais e o Conselho de Segurança da ONU — assunto que teve o apoio de Blinken. 

Foram discutidas, ainda, parcerias em agricultura, segurança alimentar e infraestrutura na África. Lula também ressaltou a urgência de tratar da dívida externa dos países africanos. Quanto às questões relativas à América Latina, secretário agradeceu a atuação do Brasil pelo diálogo entre Venezuela e a Guiana.

Leia também: Dois anos depois, avanço russo expõe exaustão militar ucraniana

Outro ponto destacado da conversa foram os conflitos em curso. O presidente Lula reafirmou seu desejo pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia e dos ataques em Gaza. Ambos concordaram com a necessidade de criação de um Estado palestino.

A reunião  aconteceu a portas fechadas, mas a julgar pelas imagens e declarações divulgadas, o clima foi amistoso, sem contaminação em relação à postura adotada por Israel contra Lula e a diplomacia brasileira, após o presidente voltar a denunciar o genocídio do povo palestino pelo governo sionista de Benjamin Netanyahu. Blinken é judeu e tem familiares que sobreviveram ao Holocausto. 

Em 2024, Brasil e Estados Unidos completam 200 anos de relações diplomáticas. Esta é a primeira vez que Blinken vem ao país na condição de secretário de Estado dos EUA. Ele participará de reunião entre ministros das Relações Exteriores do G20, entre esta quarta (21) e quinta-feira (22), no Rio de Janeiro e de lá, seguirá para a Argentina, onde se encontrará com o presidente Javier Milei. 

Matéria atualizada às 15h23 para inclusão de informação

Com agências