Por toda a Rússia, comunistas depositam flores em homenagem a Stalin

5 de março é o dia em que os russos lembram que faz 71 anos que vivem sem seu “generalíssimo”, num momento em que a Pátria enfrenta uma guerra para fragmentá-la, novamente.

O Dia da Memória de Joseph Vissarionovich Stalin é comemorado pelo Partido Comunista da Federação Russa neste 5 de março, quando é lembrada a morte do líder soviético em 1953.

Em Moscou, o Túmulo de Stalin e o Mausoléu de Lenin, na Praça Vermelha, receberam flores em homenagens que vieram do Comitê Central do Partido Comunista da Federação Russa (PCRF), a bancada de deputados do PC na Duma Estatal, o Comitê da Cidade de Moscou e o Comitê de Moscou do PC, o Lenin Komsomol e organizações públicas do movimento patriótico popular de esquerda.

O mesmo aconteceu por monumentos e pontos históricos de lembrança de Stalin espalhados por vários recantos longínquos da Rússia. O próprio presidente russo Vladimir Putin saudou os russos, em discurso dizendo: “Boa tarde. Hoje é o Dia da Memória do Generalíssimo I.V. Stálin.” Segundo ele, que busca sempre associar sua luta em defesa da Rússia com as vitórias de Stalin, “chegou a hora dos heróis”. Lembrar grandes personalidades russas é um tradição forte no país.

Em novembro de 1941, os nazistas estavam nas muralhas do Kremlin e Stalin falou da tribuna do Mausoléu. Em seu discurso, ele relembrou os heróis da história russa. Citou Alexander Nevsky, Dmitry Donskoy, Kuzma Minin, Dmitry Pozharsky, Alexander Suvorov, Mikhail Kutuzov. Esta tradição heróica foi continuada com Vladimir Lenin, o próprio Joseph Stalin, Georgy Zhukov e Konstantin Rokossovsky.  

O título de Herói da União Soviética foi estabelecido em 1934. E alguns anos depois foi instituído o título de Herói do Trabalho Socialista. Os primeiros heróis da União Soviética foram 11 pilotos que salvaram exploradores polares. Estas homenagens não deixam, no entanto, de mencionar as mazelas da Rússia atual.

Lideranças comunistas, como Guennadi Zyuganov, presidente do PCRF, costumam dizer que o atual governo precisa aprender com a era soviética a capacidade de unir a sociedade. Critica os vestígios da “era Yeltsin” que ainda permeiam a sociedade, representados nos estudantes de extrema-direita financiados por George Soros e o FMI, “enfiando a mão nos bolsos dos cidadãos e reescrevendo a história”. São o que ele chama de “a quinta coluna” que cospe na história soviética.

Zyuganov lembrou o momento marcante em que, após a ferida infligida pela Guerra Civil, Stalin restaurou os direitos dos cossacos e das unidades militares cossacas, perdoou os kulaks e devolveu aos “privados” os seus direitos civis. “Isso ocorreu na véspera da guerra. A URSS conheceu o trágico ano de 1941 como um país único e unido”, disse o dirigente partidário.

Durante a Grande Guerra Patriótica, o deputado disse que a URSS gastou 2 a 3 vezes mais em educação do que hoje. A ciência na URSS foi uma prioridade durante todos os anos, segundo ele. Depois da guerra, por decreto de I.V. Stalin, por seis vezes foi reduzido os preços dos produtos básicos. “E hoje não conseguem regular os preços do óleo diesel, dos ovos e do repolho”, disse.

Zyuganov continuou citando outras medidas de Stalin. Durante a Guerra Civil, foi criado um instituto de estudos de problemas nucleares. Em 1943, começaram os preparativos para armas nucleares domésticas. Após a guerra, um escudo nuclear e tecnologia espacial foram criados o mais rápido possível. “Tínhamos a melhor aviação do mundo”.

“Os heróis soviéticos salvaram o Estado, derrotaram as hordas fascistas e jogaram os estandartes de Hitler aos pés do Mausoléu de Lenin”, mencionou. Segundo ele, os soldados russos, hoje, lutam carregando a Bandeira da Vitória e costuram a bandeira da URSS nas mangas de seus uniformes.

“Stalin conseguiu ressuscitar nosso país das cinzas, curou as feridas da Guerra Civil, forneceu armas nucleares ao Estado, lidou com a quinta coluna, construiu uma poderosa economia multinível, dobrou Hitler e derrotou todos os adversários que atacaram a URSS. Ele deixou ao seu povo um país grande, vitorioso e próspero”, ressaltou o comunista.

Para ele, um novo rumo socialista é inevitável, como salvação para a Rússia e para o mundo inteiro. “A experiência única da modernização Lenin-Stalin está batendo em todas as portas e janelas. Vamos mover o volante para a esquerda!”

Viver sem Stalin

Nikolai Kharitonov é outra importante liderança do PCRF, tendo disputado a Presidência da República contra Putin, que homenageou Stalin neste 5 de março. Ele lembrou de como chegou até ele, ainda garoto da aldeia, o 5 de março de 1953. “Os vizinhos vieram à nossa casa. Os homens fumavam muito e as mulheres choravam. Tanto homens como mulheres lamentaram sinceramente: Como viveremos agora sem Stalin?”

Seu pai e seu avô lutaram sob a liderança do Comandante-em-Chefe Supremo I.V. Stálin. Kharitonov guarda uma carta de agradecimento datada de 1º de maio de 1945, que foi entregue a seu pai.

Durante a Parada da Vitória, em 24 de junho de 1945, Stalin, marechais famosos e estadistas subiram ao pódio do Mausoléu de Lênin. Os heróis marcharam perto do Mausoléu e lançaram estandartes fascistas aos seus pés.

Leia abaixo o relato do historiador Ivan Mizerov sobre as homenagens a Stalin em Moscou, e como ele atualiza o legado do líder soviético em tempos de guerra capitalista na Rússia contemporânea:

Dois cravos para Stalin

Hoje, 5 de março de 2024, no dia do 71º aniversário da morte de Stalin , às 11h, uma coluna vermelha partiu do monumento ao Marechal da Vitória Zhukov. Sob o véu de nuvens brancas leitosas, as flores se destacavam intensamente, como lampejos de chamas – cravos nas mãos de quem caminhava. Da mesma forma, o próprio Stalin destaca-se contra o pano de fundo da massa cinzenta dos políticos contemporâneos, elevando-se acima deles como um titã acima dos pigmeus. 

As pessoas caminhavam, e nesse seu movimento via-se o movimento de todo o país, de todo o nosso povo: à esquerda estava uma doce jovem, à direita um velho grisalho: todos tentavam prestar homenagem ao respeito e à memória do grande Líder. 

Lentamente, sem pressa – é indecente correr diante dos rostos de granito dos heróis e líderes da Terra dos Sovietes, olhando para todos que entram no território da necrópole do Kremlin, uma linha vermelha avançou, uma linha vermelha viva, enfatizando a grandeza de um homem que tinha tudo feito de aço – nervos, vontade, agudeza de espírito e até nome. As flores jazem como um tapete exuberante, uma onda escarlate aveludada – e mais, e mais, e mais…

Joseph Vissarionovich, ele não está apenas na memória – ele é procurado, ele é necessário. E perigoso. Para vigaristas e ladrões, para inimigos do povo, para aqueles que sabem – sob Stalin não haveria lugar para eles. Não faz sentido listar aqui todas as conquistas e vitórias grandiosas que podem ser atribuídas a Stalin – há muitas delas. 

Digamos de forma breve e sucinta: Joseph Vissarionovich Stalin é um dos maiores líderes, tanto na história de nossa pátria como de todo o globo. E não importa o que mintam os caluniadores, não importa o quanto os chacais tentem morder o leão falecido, não importa quanta sujeira seja derramada em seu túmulo, a sujeira não gruda nesse nome. Deixe-os uivar! 

E os monumentos a Stalin estão crescendo – a gratidão, o orgulho e a lealdade de muitas gerações, engrossados e brilhando com bronze: em Penza e Arkhangelsk, em Klin e Tambov, Lipetsk e Ufa, Chita e Yakutsk, em Cheboksary, Magadan e Volgogrado (aqui se implora para usar o que está coberto de glória, nome vitorioso de Stalingrado). 

Em todos os lugares, em muitas cidades e até aldeias – em comitês partidários, em museus improvisados, em jardins de entusiastas. Ainda mais ofertas. Em quase todos os lugares que podem ser encontrados no mapa da Rússia, existe um grupo de iniciativa que busca imortalizar o grande líder em metal e pedra. 

Sem nenhum benefício, não por alguma situação oportunista, mas por ordem do coração e da voz da consciência! A memória do povo é demasiado forte, a gratidão é demasiado grande, a experiência stalinista é demasiado relevante hoje. Experiência relevante em construção econômica: industrial, agrícola, alta tecnologia. A experiência de uma modernização genuína é relevante. A experiência no domínio da educação e da ciência, que o próprio Líder valorizou muito, é relevante. As receitas para uma grande vitória são relevantes. 

Tal como antes, quando Stalin disse que se não quisermos ser derrotados, devemos percorrer em 10 anos a distância que outros países percorreram em cem, por isso o ano em curso coloca-nos desafios semelhantes.

A Rússia enfrenta agora as provações mais difíceis. As consequências diferidas e, no entanto, inevitáveis do colapso da URSS, que dividiu por fronteiras a antiga família unida de nações, bem como a crise estrutural do capitalismo global, da qual tradicionalmente pretende emergir através da guerra, juntaram-se. 

O bloco imperialista da OTAN está tentando preservar o sistema unipolar de relações internacionais que surgiu depois de 1991 – ou seja, essencialmente o seu próprio ditame, a posição do gendarme mundial, acima das nações soberanas do planeta. 

E a Federação Russa burguesa, forte o suficiente (principalmente devido ao legado soviético) para colocar na agenda a questão da redivisão do mundo, ao mesmo tempo, durante os longos meses do Distrito Militar do Norte na Ucrânia, não foi capaz de resolver completamente uma única tarefa estratégica que enfrenta. As profundas contradições dentro da classe dominante interna, bem como o grave atraso de alguns elementos da máquina militar e estatal da Rússia, foram claramente revelados.

Então o líder é coisa do passado? Não, de jeito nenhum. Hoje somos, em muitos aspectos, mais arcaicos do que aquele antigo país, apesar dos aparelhos brilhantes da moda.

Enquanto lutava contra o inimigo mais perigoso e impiedoso, Stalin soube aprender rapidamente lições das derrotas mais severas, não tolerou a inércia e manteve a responsabilidade e a disciplina ao mais alto nível entre os quadros dirigentes do país e do exército. 

A camada dominante da Federação Russa está tentando ativamente usar imagens da Grande Guerra Patriótica em sua propaganda, mas não vai além de imagens e ícones da mídia. Em vez de uma mobilização genuína da economia e da sociedade, um foco na vitória, o grande capital e a burocracia que cresceu juntamente com ele limitam-se a meias medidas, colocando a estabilidade do sistema existente de relações sociais acima de tudo. 

O nome Joseph Vissarionovich ainda lhes parece selvagem e assustador. Porque Stalin é literalmente o antônimo de simulação, a substituição da realidade por um relatório habilmente compilado.

Recentemente, Medvedev, que rapidamente se transformou de liberal consistente em ultrapatriota impetuoso, tem agitado ativamente o nome do líder. Dirigindo-se a dois diretores de fábricas de aeronaves, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa exigiu aumentar a produção de aviões de combate, alertando que “o governo não deveria ficar chateado” e citando o telegrama de Stalin do primeiro ano da Grande Guerra Patriótica. 

Deixe-me lembrá-lo que a mesma pessoa que apelou para a autoridade de Joseph Vissarionovich, quando era primeiro-ministro, disse: Stalin e outros líderes do estado soviético da época merecem “a avaliação mais dura” porque “travaram uma guerra com seu próprio povo.” A TASS publicou o material com essas máximas em 30 de outubro de 2012, a publicação é facilmente encontrada até hoje. 

Mas Deus quis que isso acontecesse mesmo com a hipocrisia e a duplicidade há muito estabelecidas das pessoas da classe dominante russa moderna. Vamos até supor o incrível: o Sr. Medvedev percebeu sinceramente que estava errado e realmente reconsiderou os seus próprios pontos de vista. 

Outras coisas são importantes. Eles estão tentando emascular Stalin a ponto de se tornar um bicho-papão. Ainda não se fala sobre a implementação genuína de pelo menos algumas das práticas adotadas na era do líder. Os prazos para a implementação dos programas mais importantes e fundamentais para a defesa e o desenvolvimento do país são repetidamente “deslocados para a direita”, por exemplo, o mais recente – a restauração da nossa própria aviação civil. 

O mesmo acontece no espaço. No complexo militar-industrial, onde o Sr. Shoigu critica ruidosamente os atrasos na entrega às tropas dos canhões autopropulsados da Coligação, urgentemente necessários. E o que? A irresponsabilidade dos elitistas que falharam em todas as frentes como gestores, inimaginável sob Stalin, é uma das pedras angulares da vertical russa do poder na sua forma atual. A lealdade pessoal e a vontade de participar em mecanismos de responsabilidade mútua estão acima dos resultados. O elevador social não só funciona mal, como já caiu há muito tempo no fundo do poço. Caso contrário, sim, para criar uma imagem vencedora, você pode pelo menos citar o pedido nº 227 em voz alta nas reuniões…

Entretanto, todos reconhecem o valor do legado de Stalin. A grande maioria dos residentes da antiga União, e especialmente da Rússia. O nome do Generalíssimo tornou-se uma característica que distingue e separa claramente o estadista e criador do ladrão e canalha, o trabalhador e patriota do parasita e bandido. O povo de seus inimigos. 

Até o falecido líder faz com que eles tenham ataques de terror, até o morto Stalin os derrota! Qualquer pessoa que visse hoje a longa coluna lotada, toda a montanha de flores com que o túmulo de Stalin estava coberto, a expressão nos rostos das pessoas que depositavam os seus modestos dois cravos, não poderia deixar de compreender que a desestalinização tinha falhado. 

As estatísticas confirmam isto: a popularidade de Joseph Vissarionovich entre as massas está aumentando constantemente e, mais importante ainda, a nostalgia pela União Soviética, que devemos reconhecer em muitos aspectos como uma ideia de Stalin. Ainda não se transformou numa vontade firme de ação, mas já tomou posse das mentes. 66% dos residentes russos lamentam o colapso da URSS. 21% dos cidadãos do país associam a União Soviética à fé num futuro brilhante.

Nestes meses, semanas, dias, a Federação Russa está lançando as bases do seu destino futuro para muitas gerações vindouras. Despertadas, mobilizadas em todos os sentidos da palavra, as massas, confrontadas com os agudos desafios do presente, pensam como gostariam de ver a sua Pátria. 

Voluntário, voluntário, patriota – todos eles tratam com igual hostilidade tanto a versão euro-atlântica do capitalismo como a oligarquia doméstica hesitante, corrupta, à beira da traição, devoradora do mundo. No entanto, o assunto não se limita apenas ao nosso país – as pessoas de todo o mundo estão cansadas da tirania do capital. Eles estão à espera de mudanças e estão prontos para seguir esse novo caminho estalinista para um futuro brilhante.

O vento da história espalhará impiedosamente o lixo depositado pelos anões no túmulo de Stalin, varrendo-os eles próprios, e Stalin será lembrado por descendentes agradecidos muitos séculos depois. A festa lembra. A Pátria lembra. O planeta lembra!

Pela Pátria, por Stalin, rumo à vitória!

Veja como foi o 5 de março de 2024, quando foram inaugurados monumentos e museus em homenagem a Stalin em várias cidades, até mesmo em Volgogrado, a soviética Stalingrado, onde, além do busto do general, também ergueram estátuas para os marechais Alexander Vasilevsky e Georgy Zhukov. O Portal Vermelho levantou eventos de homenagem promovidas pelo PCRF em cidades como Saransk (Mordóvia), Lyambirsky (Moldávia), nas províncias de Makhachkala, Derbent, Buinaksky (Daguestão), Volgogrado (a antiga Stalingrado), Penza e Bessonovsky, Transbaikal, Tambov, Vologda, Voronej, Sadovoye (Anninsky), Trostyanka (Ostrogozhsky), Atamanovka (Rossoshansky), Nizhny Novgorod, Novosibirsk, Biysk, Bor, Kaliningrado, Kirov, Velikoluksk, Sasovo, Yuryevets e Yaroslavl.

Autor