Putin é eleito pela quinta vez na Rússia com recorde de comparecimento

O presidente incumbente foi reeleito com (87,97%) e com comparecimento de (73,3%), recordes do período pós-soviético. Putin governa até 2030 em meio a escalada da Otan

Foto: Reprodução

Vladimir Vladimirovitch Putin, 71 anos, foi reeleito, neste domingo (17), por mais seis anos como presidente da Rússia pela quinta vez ao alcançar 87,97% dos votos válidos, segundo a boca de urna.  O comparecimento às urnas foi de 73,3%, apesar da tentativa ucraniana de interferir no pleito com ataques por drones.

Putin está sendo reconduzido ao cargo pela quinta vez e governa o país em meio a uma visão estratégica de embate contra o Ocidente, que ele vê como traidor das promessas do fim da Guerra Fria desde a guerra da Geórgia.

Em guerra contra a Ucrânia há dois anos, a Rússia vem escalando sua reação contra a expansão da Otan na região, promovida pelos Estados Unidos e a União Europeia.

Com 75,92% dos votos apurados, Putin contabilizava 87,14% seguido por muito longe de outros três candidatos, Nikolay Kharitonov (4,21%), do Partido Comunista, Vladislav Davankov (4,07%), do novo Partido Popular, e Leonid Slutsky (3,16%), do nacionalista Partido Liberal Democrata. A porcentagem de votantes do vencedor, assim como o comparecimento às urnas foram os maiores já registrados desde o período após a queda da União Soviética.

A oposição alega que a votação é mera formalidade, com vencedor antecipado, e acusa a Justiça de autorizar apenas candidaturas amigáveis ao Kremlin.

Na última semana, Kiev intensificou os ataques com emprego de drones que atingem cidades e refinarias russas de forma simultânea. De lá para cá, os ataques atingiram ao menos 12 refinarias no território russo. Os alvos representam cerca de 12% da capacidade de processamento de petróleo do país, segundo informou a Bloomberg.

Putin chegou a acusar os ucranianos de sabotagem eleitoral e de aumentar “atividades terroristas” para influenciar o pleito. Na sexta (15), Putin afirmou que a Ucrânia está “atacando assentamentos pacíficos na Rússia para perturbar as eleições presidenciais”. De acordo com ele, “os ataques não ficarão impunes”.

O presidente russo agradeceu neste domingo aos russos que compareceram para votar, dizendo que o resultado da eleição presidencial permitiria que a sociedade russa se consolidasse e se tornasse mais forte.

“Quero agradecer antes de tudo aos cidadãos, somos todos uma única equipe, a todos os cidadãos da Rússia que foram às urnas e votaram”, disse.

Putin discursava em sua sede eleitoral na noite de domingo, depois que os primeiros resultados indicaram que ele será reeleito em uma votação recorde na era pós-União Soviética.

Autor