Lula cobra mais oferta de crédito em reunião com bancos públicos

Nesta sexta (8), cinco presidentes de instituições financeiras federais estavam presentes no Palácio do Planalto em agenda com o presidente.

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou aumento da oferta de crédito de bancos públicos em encontro, nesta sexta (8), no Palácio do Planalto. A reunião foi marcada pelo governo para fazer um balanço da atuação das instituições financeiras em 2023 e uma programação para este ano.

Participaram cinco bancos federais: Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O presidente quer que as instituições financeiras trabalhem alinhadas em torno da pauta de estímulo ao crédito, prioritária para sustentar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano após a alta de 2,9% em 2023.

No encontro, Lula recebeu dados sobre a liberação do crédito pelos cinco bancos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assim como Rui Costa, do ministério Casa Civil, também participaram da agenda.

Lula buscou sobre crédito para a agricultura familiar, para o agronegócio e para o programa Minha Casa, Minha Vida.

“Foi uma reunião de prestações de conta dos bancos públicos, balanço contábil. Tivemos conclusão positiva”, disse o presidente da Caixa Econômica, Carlos Vieira, após o encontro.

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, endossou que foi uma reunião para “apresentar números” e destacou ainda o trabalho de alinhamento entre todas as instituições financeiras.

“O presidente trouxe para nós a necessidade de mantermos o banco forte, cuidando do crédito”, contou.

A reunião com os bancos públicos foi feita depois de pesquisas de opinião apontarem uma queda da popularidade do presidente, apesar do cenário de melhora da economia e do mercado de trabalho —fatores que tradicionalmente influenciam a avaliação do governo.

Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste, disse que o presidente também cobrou melhores resultados financeiros para 2024. “[Lula disse que] os bancos públicos precisam crescer mais e chegar a públicos prioritários. No caso do Banco do Nordeste, temos vocação para microcrédito e micro e pequena empresa, então ampliar essas condições e trabalhar naquilo que é estratégico para criação de emprego e renda no Nordeste”, disse.

O executivo ressaltou a prioridade que, de acordo com ele, Lula tem dados aos bancos públicos em seu governo. “Os bancos públicos passaram momento difícil no governo passado, até porque havia até olhares sobre a importância desses bancos. E o presidente Lula quer fortalecer os bancos públicos”, disse.

Segundo Câmara, ele e os demais executivos ressaltaram ao presidente a atuação conjunta das instituições. “Os bancos públicos estão conversando muito. Temos que trabalhar conversando muito e sem sobreposição de tarefas para chegar a mais locais, com mais atividades e cada um respeitando a competência do outro”, disse.

Participaram do encontro:

Rui Costa – ministro da Casa Civil;

Fernando Haddad – ministro da Fazenda;

Tarciana Medeiros – Presidenta do Banco do Brasil;

Aloizio Mercadante – presidente do BNDES; Carlos Vieira – Presidente da Caixa;

Luiz Claudio Moreira Lessa – presidente do Banco da Amazônia;

Paulo Câmara – presidente do Banco do Nordeste

Autor