Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação apresentará realizações a senadores

Audiência no Senado deve apresentar os programas prioritários e orientar o parlamento sobre a condução das suas pautas sobre o tema.

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou, por solicitação do presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), a realização de uma audiência com a ministra Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é que a ministra apresente as ações e projetos previstos para o ano de 2024.

A audiência pública, que ainda não tem data definida, visa informar os senadores sobre as iniciativas e planos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para o ano em curso. O ministério tem entre seus programas finalísticos Brasil na Fronteira do Conhecimento, Política Nuclear, Programa Espacial Brasileiro e Tecnologias Aplicadas, Inovação e Desenvolvimento Sustentável.

O senador Astronauta Marcos Pontes ressaltou a relevância da presença da ministra Luciana Santos na comissão, destacando que isso contribuirá para direcionar políticas públicas fundamentais para o país. Pontes, que também já ocupou o cargo de Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, além de Comunicações, enfatizou a importância de prestar informações que auxiliem os parlamentares a contribuir efetivamente para as políticas públicas da área.

Durante a reunião da Comissão, os senadores enfatizaram a necessidade de elaborar estratégias eficazes para impulsionar a ciência e a tecnologia no país, visando ao aprimoramento dos setores produtivos e ao crescimento econômico. A presença da ministra na audiência é vista como uma oportunidade para esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre os rumos que o governo federal pretende seguir nesse segmento.

É esperado que Luciana Santos apresente dados e projetos destinados a potencializar a pesquisa e o desenvolvimento científico no Brasil. A sociedade e a comunidade científica aguardam com expectativa as informações que serão compartilhadas durante a reunião na Comissão de Ciência e Tecnologia.

Num contexto de constante evolução tecnológica, o debate e a discussão de políticas voltadas para a ciência e a inovação são cruciais para garantir a competitividade e a relevância do Brasil no cenário internacional. A audiência com a ministra Luciana Santos promete ser um espaço importante de diálogo e reflexão sobre o futuro do setor no país.

Ela já havia feito o mesmo no dia 17 de maior de 2023 para três comissões do Senado, Ciência e Tecnologia (CCT), Educação (CE) e Infraestrutura (CI). Na ocasião, ela foi questionada sobre projetos ligados à popularização da ciência; sobre estratégias para melhoria da infraestrutura tecnológica; e a previsão da ampliação da conectividade e transformação digital das cidades.

Ela exemplificou a participação da pasta no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), política voltada ao incentivo da agricultura familiar por meio da compra direta ao produtor feita por órgãos públicos. Mencionou a importância fundamental do descontingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e apontou sua prioridade para a inserção das mulheres no ambiente científico, por meio de chamadas públicas. Concursos foram realizados para repor quadros científicos, além de reajustar as bolsas de pesquisas.

Autor