Recife presta homenagem às vítimas da ditadura nesta quarta, 3

Iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) reconhece trajetória de 74 militantes que tiveram suas vidas marcadas pela luta em defesa do Brasil e da democracia

Presos políticos da ditadura militar na Penitenciária Barreto Campelo, na ilha de Itamaracá-PE | Foto: Arquivo

No dia 31 de março deste ano, o golpe militar de 1964 completou 60 anos. Em todo o país, diversas iniciativas buscam dar visibilidade à luta de milhares de militantes que dedicaram suas vidas a combater o autoritarismo. Nesse contexto, o mandato da vereadora Cida Pedrosa, do PCdoB, vai realizar uma Reunião Solene, nesta quarta (3), às 15 horas, no Plenário da Câmara do Recife, para homenagear as lutas e trajetórias de 74 pernambucanos e pernambucanas que resistiram ao regime militar, lutando por liberdade.

Leia também: Golpe de 64 não pode ser esquecido, diz João Vicente Goulart

Segundo a Comissão Estadual da Verdade, Pernambuco tem um total de 51 mortos e desaparecidos, além de centenas de presos políticos. A homenagem da vereadora Cida Pedrosa será direcionada para estas pessoas e mais 29 ex-presos políticos que ainda estão vivos. A expectativa é de casa cheia, com a presença de amigos, familiares, entidades e organizações dos movimentos sociais.

Cida Pedrosa é poeta e escritora e tem uma trajetória ligada à luta pelos Direitos Humanos. No final de 2022, lançou seu último livro intitulado “Araras Vermelhas”, vencedor do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e finalista do Prêmio Jabuti. A obra fala sobre a Guerrilha do Araguaia, movimento guerrilheiro que se instalou na tríplice fronteira dos atuais estados de Goiás, Tocantins e Pará. O movimento foi completamente dizimado pelo Regime Militar que ainda prendeu, torturou e assassinou centenas de camponeses e indígenas da região.

Leia também: Memórias do Araguaia e da ditadura protagonizam Araras Vermelhas, de Cida Pedrosa

“Homenagear familiares de mortos e desaparecidos, além dos ex-presos políticos vivos é uma forma de manter viva a chama por justiça. Lutamos para que regimes assim nunca mais aconteçam. Lutamos para que a democracia seja fortalecida. Lutamos por uma justiça de transição, onde os crimes cometidos pela ditadura não permaneçam impunes. Queremos a abertura dos arquivos da Ditadura, para que a sociedade tenha amplo acesso às informações e possamos contar nossa história do jeito que ela aconteceu. Tudo isso é uma forma de honrar e valorizar essas pessoas que doaram suas vidas pela liberdade que temos hoje”, comentou Cida Pedrosa.

Serviço:

O que: Reunião Solene em homenagem aos mortos, desaparecidos e ex-presos políticos da Ditadura Militar (1964/85)
Quando: 03 de abril de 2024 (Quarta-feira)
Horário: 15 horas
Onde: Plenário da Câmara Municipal do Recife (Rua Princesa Isabel, 410 – Boa Vista)
A solenidade é aberta ao público e será transmitida pelo Youtube da Câmara Municipal do Recife

__
Ascom da vereadora Cida Pedrosa
Edição: Bárbara Luz

Autor