Convenção do PCdoB de Aracaju confirma nomes de Deda, Zé Eduardo e Tânia

Embalados pelo ritmo dos festejos juninos, centenas de militantes comunistas de Aracaju realizaram na segunda-feira (26), a convenção eleitoral do PCdoB e confirmaram por unanimidade a proposta para as eleições estaduais.

Embalados pelo ritmo dos festejos juninos, centenas de militantes comunistas de Aracaju realizaram na segunda-feira, dia 26/06, a convenção eleitoral do PCdoB e confirmaram por unanimidade a proposta apresentada pela direção municipal para as eleições estaduais.  Sem surpresas os militantes aprovaram o apoio ao nome de Marcelo Déda (PT) para o governo do Estado e o de Belivaldo Chagas (PSB) para vice, o de Zé Eduardo (PT) para o Senado e o nome da vereadora Tânia Soares (PCdoB) para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa do estado. Ficou decidido também que o PCdoB lançará dois candidatos a Câmara Federal, o de Chicão, bancário, liderança da região Centro-Sul do estado e o de Adissandro Pinheiro, jovem liderança do município de Tobias Barreto.

A proposta foi apresentada por Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, que detalhou o quadro da disputa eleitoral e o significado da vitória da Déda para o futuro do estado. Em sua fala Edvaldo relembrou que, na história de Sergipe, forças alinhadas com idéias progressitas  só estiveram  no governo do estado por duas vezes, uma com Fausto Cardoso, em 1906, que assumiu no meio de uma revolta mas foi assassinado 18 dias depois, a outra com Seixas Dória, em 1962, deposto pelo golpe militar por não se alinhar ao novo regime. Já os comunistas, tiveram seu último mandato na Assembléia Estadual em 1946, com o médico Armando Domingues.

Referendados pelo clima de unidade, diversos delegados utilizaram a palavra para reafirmar a necessidade de mobilização e envolvimento da militância para garantir um resultado favorável. Dentre elas, a presidente da UJS, Karla Trindade, ressaltou a grande conquista da juventude socialista com a filiação de aproximadamente 2500 jovens e a realização do maior congresso da história da UJS. "Não tenho dúvidas de que essa juventude vai desmascarar João Alves e ajudar a eleger Marcelo Déda, Zé Eduardo e Tânia Soares", afirmou Karla. No mesmo tom falaram outras lideranças a exemplo de Chicão, presidente do Comitê Municipal de Boquim e candidato a deputado federal pelo PCdoB que afirmou "estou nessa luta porque não quero perder a capacidade de ter esperança na mudança".

Citando o poeta chileno, Pablo Neruda, o secretário estadual de organização, Halison Souza, levantou o plenário conclamando a militância para o enfrentamento histórico com as forças conservadoras do estado. “Ser árvore com asas/Na terra potente/Desnudar as raízes e entregá-las ao solo/E quando for muito mais amplo o nosso ambiente/Com as asas abertas/ Entregar-nos ao vôo“, declamou Hallison.

A última a falar foi a vereadora Tânia Soares que convocou a militância para enfrentar a batalha eleitoral com garra e com disposição para consolidar o crescimento que o partido vem registrando. "Chegou a hora de interiorizarmos ainda mais o PCdoB, de consolidar o partido em cada canto de Sergipe, e a eleição de uma comunista para a assembléia estadual terá este significado".  Logo em seguida a proposta foi votada e aclamada pelo plenário composto por jovens, lideranças sindicais, mulheres, artistas, lideranças de bairros dentre outros militantes. O último ítem da noite foi a eleição, em votação secreta, dos delegados a conferência eleitoral estadual que acontecerá no dia 30 de junho.