Rio sedia última reunião latino-americano da FMJD antes da assembléia geral

O Rio de Janeiro sediará a reunião latino-americana da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) nos dias 29 e 30 de janeiro. Este encontro será a última reunião antes da assembléia geral da Federação, que será de 10 a 13 de março, em Hanói, no

A proposta do encontro foi feita pela União da Juventude Socialista, durante a reunião regional que ocorreu em Cochabamba, na Bolívia, e foi aprovada por unanimidade. As delegações também terão a oportunidade de participar das atividades da Bienal da UNE.


A realização da reunião no Brasil será a oportunidade de as delegações estrangeiras conhecerem o trabalho cultural-estudantil desenvolvido pelos estudantes brasileiros, além de envolver uma temática importante para a FMJD: a solidariedade com a África. Deste modo, as direções estaduais da UJS implementam a orientação traçada na plenária nacional de ampliar a relação da entidade com as juventudes do Cone-Sul.




Para esta reunião são esperadas importantes representações juvenis. Do Brasil, estarão presentes a UJS, a JR8, a JSB, a JPMD, a UJC, o MJT e a juventude Avançando. Dos outros países estão confirmadas a UJC, de Cuba, a JCV, a JMVR (Juventude do Movimento V República) e a Juventude Podemos, da Venezuela, a JUCO, da Colômbia, a UJCU e a JM26M (Juventude do Movimento 26 de Março), do Uruguai, a FJC Argentina, a JCP do Paraguai, a JJCC do Chile.




Entre os temas que serão abordados estão a campanha internacional de solidariedade aos cinco patriotas cubanos, que estão presos nos EUA, a necessidade de apoio internacional ao caráter socialista da Revolução Bolivariana, na Venezuela, à Bolívia e ao Uruguai e à Argentina, que promovem medidas para esclarecer os crimes cometidos pelas ditaduras latino-americanas.