SEARA discute projeto que beneficia o Território do Mato Grande

Nesta quinta, 15, a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – SEARA, participou de reunião com os Prefeitos do Território do Mato Grande, a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Rio Grande do Norte e a Secretaria de

O encontro forneceu aos governos Federal, Estadual e Municipais, e à sociedade civil organizada a oportunidade para conhecer e analisar as potencialidades, limites e desafios do processo de integração de políticas públicas no Território de Mato Grande. “Sabemos que só conseguiremos reforçar a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável, se trabalharmos numa perspectiva integrada, que aborda múltiplas dimensões, desde o direito humano essencial à alimentação até a educação, a consciência crítica e a inserção produtiva”, explica o secretário da SEARA, Canindé de França.


 


“Essa reunião é uma iniciativa do MDA, SEARA e SAPE, motivada pelo intuito de estreitar as relações nas três instâncias de Governo, apresentando nossas ações na região e recebendo sugestões e críticas”, ressaltou o Delegado do MDA no RN, Hugo Manso. “O encontro atende, também, uma diretriz da Governadora Wilma Maria de Faria, para potencializar o Desenvolvimento Sustentável no Território do Mato Grande. A preocupação com a Região foi levantada durante encontro da Governadora com o Secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial do MDA, Humberto Oliveira, em recente visita ao Estado”, disse Canindé.


 


A importância da complementaridade e integração entre as políticas sociais deve foi um dos pontos mais enfatizados pelos participantes. “Discussões como esta aproximam as diversas instâncias de governo e fortalece a gestão participativa no desenvolvimento sustentável dos territórios rurais, na implementação e integração de políticas públicas”, afirmou o Prefeito de Maxaranguape, Amaro Saturnino.


 


O alcance dos processos de desenvolvimento sustentável dos territórios rurais depende de um conjunto de ações: a Gestão Social dos territórios, o fortalecimento do capital social, a dinamização econômica dos territórios rurais, e a integração de políticas públicas. “Vamos incentivar o desenvolvimento sustentável considerando a importância da dinamização econômica nos territórios rurais, com ênfase na agricultura familiar e na reforma agrária, elevando os níveis de segurança alimentar de nutrição e vida, melhorando a produtividade agrícola e as condições da população rural, e gerindo os recursos naturais de forma sustentável. O objetivo é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano da Região, um dos menores do Estado”, enfatizou Canindé de França.


 


“Foi um encontro extremamente importante, na medida em que tivemos a presença de quase todos os municípios, que nos trouxe para o debate os conflitos da Região, permitindo conhecer melhor o Território”, disse a Consultora da FAO, Sevy Madurerira. Como desmembramento da reunião, o MDA e os prefeitos presentes ao encontro participarão de uma conversa, nesta tarde, com o Superintendente do Banco do Nordeste para o Desenvolvimento do RN. “Vamos tentar solucionar uma reivindicação dos prefeitos da Região, a implantação de uma agência do Banco do Nordeste no Território de Mato Grande”, afirmou Hugo Manso.


 


De Natal (RN), Jana Sá.