Secundaristas pernambucanos em congresso

Em meio ao sol e ao calor já conhecido no Recife, secundaristas de todos os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) ignoram a temperatura e, de amanhã até sábado, invadem as estruturas do Centro Federal

No total, são 300 estudantes que foram eleitos delegados por seus grêmios livres, e agora, passam dois dias reunidos no objetivo de representar suas escolas na hora de debater a situação da educação no Estado, Movimento Estudantil além dos demais problemas enfrentados pela maior parcela da juventude brasileira.
Na sexta-feira a solenidade de abertura acontece às 18h. Já estão confirmadas as presenças dos Deputados Estaduais Luciano Moura e Teresa Leitão, e de representantes das Secretarias Estaduais de Educação, Juventude, Cidades e Mulher, além do presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas Thiago Franco, que desembarca no Recife para prestigiar o evento. Na seqüência, uma atividade cultural preparada pela direção da UMES será realizada no próprio alojamento, no Colégio Santos Dumont.
O sábado também promete muitas atividades. Pela manhã, os participantes poderão escolher participar de quatro grupos de discussão com temas sobre Maioridade Penal, Passe-Livre e Organização do Movimento Estudantil, Cultura e Esporte ou Políticas Públicas para a Juventude. Depois do almoço, às 14 hs, um grande debate batizado de “nova escola” anima o último dia do congresso. “Esse é um dos momentos mais importantes do congresso. É nele que vamos discutir, no detalhe, exatamente a escola que queremos”, disse Bárbara Aline, atual presidente da UMES.
Logo em seguida, às 16h, a plenária final vota as novas resoluções e prioridades da próxima gestão da entidade, além de eleger a nova diretoria, que vai gerir a UMES nos próximos dois anos.


Do Recife,
Manuella Bezerra de Melo